OD finaliza planejamento da 3ª etapa do Ciclo Orçamentário

Por - em 57

A Coordenadoria do Orçamento Democrático (OD), da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), finalizou nesta quarta-feira (11), na Escola Municipal Nazinha Barbosa, em Manaíra, a terceira etapa do Ciclo Orçamentário, o Planejamento Democrático. A reunião foi realizada na 1ª Região e contou com as presenças de delegados, conselheiros e de moradores da área que puderam dialogar com as Secretarias de Saúde (SMS), Educação (Sedec) e Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), sobre as demandas encaminhadas pela população na primeira etapa do ciclo, que foi realizada em março.

“Estas demandas são um reflexo deste diálogo permanente que a gestão mantém com vocês e que agora no planejamento democrático as secretarias vão dizer as possibilidades reais da execução destas solicitações”, explicou a coordenadora do Orçamento Democrático, Ana Paula Almeida. As prioridades da 1ª Região foram saúde, educação e geração de emprego e renda.

A diretora do Distrito Sanitário V, Célia Chaves, mostrou o que a Secretaria Municipal de Saúde vem fazendo na região para atender as solicitações dos moradores. Em relação aos idosos, Célia Chaves explicou que as Unidades de Saúde da Família (USFs) e a Unidade Básica Maria Luíza Targino, no São José, prestam atendimento integral à saúde deste segmento da população, e anunciou, a realização da 1ª Mostra de Saúde do Idoso, que vai expor trabalhos realizados por eles nas USFs.

A diretora disse ainda às qualificações que estão sendo promovidas para os profissionais que acolhem os usuários, assim que eles chegam aos postos do Programa de Saúde da Família. Célia Chaves ressaltou os serviços de saúde que funcionam na 1ª Região, como a Unidade de Saúde Básica das Praias, em Tambaú, as USFs no bairro São José/ Chatuba e Manaíra, e anunciou a implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), também em Manaíra, que vai contar com área de estacionamento, dois acessos (principal e de serviço), casa de máquina, almoxarifado, vestiários, administração, refeitório, copa, cozinha, salas de coleta, área de observação, repouso, curativo, imobilização, fratura, farmácia, aplicação de medicamento, baterias de banheiros, serviço social, sala de espera, sala infantil e área verde.

Educação – Em relação às demandas da Educação, o secretário adjunto da pasta, Rômulo Gondim, informou aos delegados que encontra-se em reforma o Centro de Referência em Educação Infantil (Crei), Antônio Varandas, no São José, a ampliação, reforma e construção de uma quadra na Escola Seráfico da Nóbrega, em Manaíra, e a construção de uma escola padrão no Bessa. Rômulo Gondim falou ainda sobre a construção da primeira biblioteca municipal, que vai funcionar onde ficava o antigo Conventinho, e onde também vai funcionar a Escola de Artes de João Pessoa.

Próxima etapa – Em novembro, a Coordenadoria do Orçamento Democrático retorna as 14 regiões de João Pessoa para apresentar o plano de investimentos, ações e serviços da Prefeitura de João Pessoa para o próximo ano. A quarta etapa do Ciclo são as Audiências Setoriais.