OD organiza audiências para apresentar demandas que serão contempladas

Por - em 91

A Secretaria Executiva do Orçamento Democrático entra na fase final de preparação para as audiências do Planejamento Democrático, que será realizado de 7 de agosto a 20 de setembro, envolvendo as 14 regiões orçamentárias de João Pessoa. Nessa sexta-feira (27), cerca de 25 pessoas, entre equipe interna e articuladores do OD, participaram de mais uma reunião preparatória para a realização desta segunda etapa do ciclo orçamentário. Também foi discutida a importância do cumprimento da legislação eleitoral no que diz respeito à conduta do servidor público.

Nesta etapa, os secretários municipais se reúnem com os conselheiros do OD de cada uma das 14 regiões para apresentar que demandas serão realizadas, entre as dez eleitas pela população durante as Audiências Regionais, realizadas entre fevereiro e abril deste ano. Na mesma ocasião, os secretários explicarão os motivos que inviabilizaram as demandas não contempladas.

O chefe de gabinete da Secretaria do OD, Rômulo Halysson, reforçou que esta fase é o momento de resposta do poder público às reivindicações da população. “Os conselheiros têm um papel importantíssimo nesta etapa. Diante de impasses, cabe a eles orientar sobre as prioridades para cada comunidade e bairro dessas 14 regiões, de forma transparente e impessoal”, frisou.

Reuniões – Na primeira etapa do Ciclo do Orçamento Democrático 2012, foram realizadas 14 reuniões, com a mobilização de mais de quatro mil pessoas nos 64 bairros e comunidades da Capital. O destaque deste ano foi a força da mulher como agente político. Elas representaram 58% do total de participantes no Ciclo do OD.

OD – O Orçamento Democrático foi implantado em 2005 e consiste em um instrumento de Estado para pensar políticas públicas juntamente com a população, a partir do diálogo sobre demandas a curto, médio e longo prazo. Os pilares do OD são a participação popular, a impessoalidade e a equidade social.