OD realiza audiência na 5ª região e moradores elegem 10 prioridades

Por - em 51

Mais de 25% da população que participou da Audiência Regional da 5ª região orçamentária na noite desta terça-feira (20) indicou como prioridade a pavimentação e asfaltamento de rua. O item liderou a lista entre as demandas, que inclui também a construção de uma praça no Funcionários II, a implantação de um Centro de Referência da Assistência Social (Cras) no Grotão, a urbanização da Zona Especial de Interesse Sócia (Zeis) Citex, construção de casas no Grotão e cursos de qualificação profissional na comunidade Nova Vida. As dez demandas foram indicadas por 423 pessoas que preencheram o Formulário de Demandas logo na chegada à plenária.

Nesta quinta-feira, a Prefeitura de João Pessoa realiza a Audiência Pública com os moradores da 9ª região, a partir das 19h desta quinta-feira (22), na Escola Estadual Horário de Almeida, localizada na Rua Durval Coutinho, s/n, no Alto do Mateus. As plenárias da primeira etapa do Ciclo do Orçamento Democrático 2012 prosseguem até o dia 2 de abril, totalizando 14 reuniões, iniciadas no dia 28 de fevereiro

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra destacou em sua explanação para a população presente à Audiência Regional a importância do papel político de cada morador da cidade nessas plenárias. “Houve uma mudança administrativa na cidade porque antes houve uma mudança política ao compartilhar poder com a população de João Pessoa que em mais de 426 anos de história nunca teve a oportunidade de decidir sobre o seu próprio presente e futuro. Claro que a Prefeitura de João Pessoa não vai conseguir fazer tudo principalmente porque os problemas foram se acumulando e as demandas são tantas que até no Orçamento Democrático se acumulam por conta desse histórico, mas buscamos as soluções possíveis a curto, médio e longo prazo para os problemas sempre no diálogo com cada morador e moradora que ajuda a construir uma cidade melhor e mais planejada com o interesse do povo em primeiro lugar”, disse.

A voz do povo – Além do preenchimento do Formulário de Demandas, a população fez uso do microfone para avaliar a gestão municipal os serviços oferecidos e obras realizadas como para sugerir mudanças ou pedir soluções para problemas enfrentados nos bairros e comunidades a exemplo de problemas de trânsito, meio ambiente, intervenções nas áreas sociais, de esporte e lazer.

Diálogo – O secretário do Orçamento Democrático, Tibério Limeira, destaca que a Prefeitura de João Pessoa tem as Audiências Regionais como norteadoras para o planejamento estratégico do ano seguinte, mas também como catalisadora dos anseios da população. “Há questões colocadas durante as Audiências Regionais que o Governo Municipal pode e deve dar resposta de imediato ou a médio prazo e é nisso que apostamos. Ao avaliarmos esses serviços e obras com a população diretamente beneficiada também podemos melhorar a qualidade de tudo que o poder público oferece. Dessa forma o Orçamento Democrático cumpre seu papel como fórum de discussão permanente inclusive porque os articuladores regionais da Secretaria do Orçamento Democrático mantém diálogo o ano inteiro com as 14 regiões e os conselheiros servem de ponte para que possamos criar também esse fluxo de solução de demandas no plano mais micro”, disse.

Bairros da 9ª região – Nesta quinta-feira (22), a Audiência Regional chega a 9ª região é composta pelos bairros do Alto do Mateus, Ilha do Bispo, Bairro dos Novais, Varadouro, Porto do Capim, Centro Histórico e Distrito Mecânico, além das comunidades Beira da Linha, Conjunto do IPEP, Com. 5 de junho, Conjunto Tiradentes, Conjunto dos Motoristas I, II e III, Juracy Palhano, São Judas Tadeu, Miramangue, Jardim da Mônica, Com. Aratu, Buraco da Gia, Rua da Lama, Vila União, Tanque, Redenção, Av. Nova Liberdade, José Félix, Coronel Bento, Cícero Moura, Condomínio índio Piragibe, Conjunto Frei Marcelino, Conj. Dom José Maria Pires, Comunidade Bola na Rede, Ninho da Perua, Campo da Alvorada, Independência, Frei Vital, Praça 15 de Novembro, Vila Nassau, Trapixe, Renascer Um, Santa Emília de Rodat, Saturnino de Brito e Buraca da Gia.

Calendário – O calendário completo das 14 audiências pode ser conferido no portal da Prefeitura de João Pessoa, por meio do endereço: www.joaopessoa.pb.gov.br ou direto no link http://od.joaopessoa.pb.gov.br/?page_id=1743#wp-table-reloaded-id-2-no-1.

Contato – Para mais informações, a Secretaria Executiva do Orçamento Democrático pode ser contatada pelo telefone (83) 3218 5629. Nas redes sociais a população pode seguir e interagir pelo twitter (twitter.com/pmjpOD) e por e-mail no endereço odemocratico@joaopessoa.pb.gov.br.