OD realiza planejamento com delegados da 3ª região

Por - em 43

A Coordenadoria do Orçamento Democrático (OD), da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), realizou na noite da última segunda-feira (09), na Associação de Moradores de Mangabeira VII, o planejamento com delegados da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2011. O bairro pertence a 3ª Região Orçamentária, onde também estão incluídos Cidade Verde, Boa Esperança, Patrícia Tomaz, Costa do Sol e Campo Americano, entre outros. A próxima reunião do Planejamento Democrático acontece nesta terça-feira (10), às 19h30, na Escola Municipal Raimundo Nonato, no Gervásio Maia, que faz parte da 12ª Região.

Participaram do evento, delegados e conselheiros do OD, lideranças comunitárias e os secretários que tiveram suas pastas eleitas como áreas prioritárias para os investimentos da PMJP na 3ª Região.

O secretário de Infra-Estrutura, João Azevedo, frisou que dos 30 itens colocados pela população da região na forma de demandas, 27 diziam respeito a pavimentações. “A gestão vem tendo um olhar diferenciado em infraestrutura nesta região, até pela carência que existe, os investimentos nessa área são de mais de R$ 17 milhões”, afirmou o secretário.

A secretária de Saúde, Roseana Meira, lembrou que a 3ª Região é uma área com 100% de cobertura pelas equipes de Saúde da Família. Ela lembrou que a transferência dos leitos da Maternidade Santa Maria, para o Instituo Cândida Vargas (ICV), qualificou o atendimento com o aumento para 46 leitos, 15 leitos de neonatal, bloco cirúrgico reformado, ampliação do espaço mãe canguru, entre outras melhorias.

Melhor atendimento – A secretária também informou que, em atendimento a uma demanda da população, os investimentos em qualificação dos servidores têm aumentado, este ano duas mil pessoas já foram qualificadas no atendimento em eletrocardiograma, uma novidade que passa a fazer parte das Unidades de Saúde da Família (USF) na Capital. Segundo Roseana Meira, 57% das USFs da cidade já passaram por reformas para melhorar o atendimento.

Antônio Jácome, secretário adjunto do Desenvolvimento Social (Sedes), falou sobre o trabalho na área de qualificação profissional ofertado pelos Centros de Referência da Cidadania (CRCs) e Centros de Referência em Assistência Social (Cras). Ele informou que a partir do dia 16 vão estar abertas as inscrições para cursos de informática para jovens com idades a partir dos 16 anos. De acordo com o secretário da Sedes, está marcada para o dia 26 deste mês a entrega do galpão de reciclagem, fruto de um projeto conjunto de várias secretarias da PMJP, e que a partir daí será aberto o cadastramento dos interessados em trabalhar com coleta seletiva de recursos sólidos.

Segundo dados da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), a 3ª Região Orçamentária é uma das mais beneficiadas com recursos do Empreender-JP, com cerca de 2.500 pessoas beneficiadas e um total de R$ 4,3 milhões investidos.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Lucius Fabianni, informou que, na próxima terça-feira (17), o prefeito Luciano Agra vai autorizar a licitação para a construção do Mercado do Cidade Verde. Ele também adiantou que no dia 23 está marcada a inauguração da Praça do Cidade Verde.