OD realiza segunda audiência do Planejamento Democrático nesta quarta

Por - em 69

A equipe da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) se reúne nesta quarta-feira (15) com os conselheiros e lideranças comunitárias da 3ª região do Orçamento Democrático. O encontro será na Associação de Mangabeira VII, envolvendo as secretarias do Planejamento, Infraestrutura, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Urbano, Funjope, Habitação, Saúde, Trabalho, Produção e Renda, além da pasta da Juventude, Esporte e Recreação. A 3ª região é composta por bairros e comunidades como Mangabeira, Cidade Verde, Patrícia Tomaz e Jardim Mangueira.

As dez demandas mais votadas na 3ª região abrangeram a regularização fundiária das comunidades Nova Esperança e Vila Mangueira; construção de duas praças (uma em Mangabeira VII e outra em Mangabeira VIII); pavimentação de ruas; reforma e ampliação do Centro de Referência da Juventude, em Mangabeira I; curso de formação e construção de uma Unidade de Saúde da Família (USF) no Patrícia Tomaz; construção de uma quadra poliesportiva e de um mercado público no Cidade Verde I; e construção de um Centro Cultural em Mangabeira I.

1ª Região – Na noite desta segunda-feira (13), os secretários municipais se reuniram com os representantes da 1ª Região e apresentaram um breve panorama das onze demandas eleitas por voto direto.

Criação do Parque Público Linear Parahyba, construção de calçadas na orla do Bessa e de praça pública no Jardim Oceania, além da pavimentação de calçadas, foram as demandas eleitas pela população durante a Audiência Regional no dia 10 de abril. Estas demandas foram aceitas pela PMJP, por meio das secretarias de Infraestrutura e do Planejamento, intermediadas pela Secretaria Executiva do Orçamento Democrático.

O secretário de Planejamento, Aldo Prestes, ressaltou que a prefeitura tem se esforçado para atender às demandas vindas do Orçamento Democrático. “A prefeitura aplica tudo o que pode em praças, escolas públicas e Creis, mas há uma limitação do orçamento, devido à arrecadação da cidade. No entanto, é importante a participação da população para nortear as ações ema curto, médio e longo prazo”, disse.

Demandas – O Parque Público Linear Parahyba está em fase de estudos e, até o final do ano, deve ser concluído, para que seja aberto o processo de licitação. A terceira demanda mais votada, que prevê a construção de uma praça pública no Jardim Oceania, está em fase de estudos para que, em seguida, seja elaborado o projeto arquitetônico da obra. As demais demandas foram especificamente de pavimentação de ruas e construção de calçadas.

Das oito ruas em que foram solicitadas pavimentação, a José Tavares Benevides (Jardim Oceania) já teve o trabalho concluído; a Dr. Airton Cordeiro (Bessa) está em fase de projeto e contará com uma macrodrenagem. A Ticiano Cavalcante (Bessa) será executada nesse segundo semestre; a Josefa Ferreira da Fonseca (São Luiz) paralela à Bel. Irinaldo, foi contemplada parcialmente; a Maria das Neves Cardoso de Souza está em fase de projeto; e a Índico (Jardim Oceania) está com 90% das obras concluídas. A Rua João Cabral de Lucena (Bessa) também está quase pronta. As calçadas da Orla do Bessa estão em fase final de projeto e, em breve, serão licitadas.

Gervásio Maia – Na sexta-feira (17), a partir das 19h, será a vez dos conselheiros da 12ª região orçamentária. O encontro acontece na Escola Municipal Jornalista Raimundo Nonato, localizada no Conjunto Gervásio Maia. A audiência contará com as secretarias do Planejamento, Infraestrutura, Saúde, Mobilidade Urbana e a de Esporte, Juventude e Recreação.