Odair José e Paulo Vinícius abrem programação musical da Festa das Neves

Por - em 122

A programação musical da Festa das Neves começa nesta quarta-feira (1º), com shows de Odair José, um dos maiores artistas da música popular, e do cantor sergipano radicado na Paraíba Paulo Vinícius. Eles sobem ao palco a partir das 21h, no Ponto de Cem Réis, mas quem chegar mais cedo, às 18h, vai poder conferir as atrações de cultura popular no projeto Brincantes Brasileiros na Paraíba.

Odair José vai apresentar ao público de João Pessoa um show de duas horas de duração, com 26 músicas, apresentando desde sucessos que marcaram seus 40 anos de carreira até as novas faixas de seu 35º disco, “Praça Tiradentes”, produzido por Zeca Baleiro. “A última vez que estive em João Pessoa foi na Festa das Neves, acho que há três anos”, disse o cantor, que também vai interpretar algumas canções do disco “O filho de José e Maria”, uma ópera popular composta de 24 canções.

Sempre com grande aceitação entre as camadas populares, Odair José emplacou hits como “Cadê você”, “Uma vida Só”, “Eu vou tirar você deste lugar” e “Assim sou eu”. Odair já foi chamado de “cantor das empregadas”, por causa da música “Deixa essa vergonha de lado”, e de “Bob Dylan brasileiro”, devido ao trabalho em “O filho de José e Maria”.

Embora seja considerado um dos maiores nomes da música brega, ele prefere não rotular seu trabalho. “Minha música é simples, entendida e aceita por um público também simples. Sou cantor, compositor e músico, mas, acima de tudo, um artista totalmente identificado com a cultura popular brasileira.”

“Praça Tiradentes”, o novo álbum, lançado em junho deste ano, é uma homenagem ao Rio de Janeiro, onde, aos 17 anos, Odair foi morar e tentar a vida como músico. “É uma pequena biografia, conta minha história”, diz. Entre as músicas, destacam-se “Vida que não para”, “E depois volte pra mim” (com Zeca Baleiro) e “Vou sair do interior” (de Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown).

O cantor e compositor Paulo Vinícius vai fazer o show de abertura de Odair José. Com quatro discos lançados em 11 anos de carreira, passando pelo estilo romântico e pop-rock, mas com fortes influências da música regional nordestina – sobretudo, de Zé Ramalho –, ele vai destacar as canções de seu último trabalho, “A lenda de Quíron”.

Cultura popular – Também no Ponto de Cem Réis, será instalado um tablado, na altura da Rua Duque de Caxias, onde vão se apresentar grupos da cultura popular, durante a segunda edição do projeto Brincantes Brasileiros na Paraíba, a partir das 18h.

Já na Praça Rio Branco, a música começa a soar ao meio-dia. Um espaço alternativo chamado de “Bagaceira”, resgata um espaço tradicional da festa da padroeira, que garantia a diversão dos intelectuais da cidade em décadas passadas. A programação musical popular acontecerá diariamente, às 12h e às 19h30. No local, serão montadas barracas de comidas típicas nordestinas e de bebidas.

Programação – Durante esta semana também se apresentam na Festa das Neves Totonho e Zeca Baleiro (quinta-feira), Mamma Jazz e Wanderléia (sexta-feira), Luzinete e Renato e Seus Blue Caps (sábado) e Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa (OCCJP), Banda Omelete e Jerry Adriani (domingo).