Oficina capacita conselheiros municipais de Saúde da Capital

Por - em 36

Com base na política de educação permanente em saúde adotada no município de João Pessoa, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) realiza nesta sexta-feira (10) a oficina de formação de seus conselheiros. A capacitação, destinada a qualificar os conselheiros no sentido de desenvolverem ações de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), ocorrerá durante todo o dia no auditório do Netuanah Hotel (na praia do Cabo Branco) e terá apresentações e debates sobre temas que abordam as situações de participação popular em saúde vivenciadas na Capital paraibana.

Foram programadas quatro oficinas e os temas abordados nesses encontros são ‘SUS e participação popular’, ‘Financiamento da saúde’, ‘Informação e comunicação em saúde’ e ‘Planejamento do CMS’. Neste primeiro encontro sobre participação popular, a discussão vai girar em torno de conceitos de saúde, a história das políticas públicas do setor, os princípios do SUS e a importância da participação da comunidade, inclusive nas conferências e conselhos. Os demais encontros ocorrerão ao longo dos meses de outubro, novembro e dezembro.

A realização da oficina é uma ação integrada entre o CMS e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A organização do encontro conta com o apoio do presidente do CMS, Jailson Vilberto, bem como da gerente de Educação em Saúde, Liana Lima, e do técnico da Gerência de Educação em Saúde, Volmir Brutscher. A abertura do evento contará também com a participação da secretária de Saúde do município, Roseana Meira, e do coordenador do curso de Medicina da UFPB, Severino Ramos.