Oficina de roteiro oferece 20 vagas gratuitas; inscrições já estão abertas

Por - em 41

Já estão abertas as inscrições para a ‘Oficina de Roteiro para Curta-Metragem’, que será ministrada pelo cineasta Fernando Bonassi, de 31 de outubro a 02 de novembro, na Unidade Cultural Casarão 34. A realização é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em parceira com o Ponto de Cultura Urbe Audiovisual e da Associação Brasileira de Documentaristas-Seção Paraíba (ABD-PB), patrocinada pelo Projeto Cultura Viva, do Ministério da Cultura.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente até a próxima terça-feira (22). Foram disponibilizadas 20 vagas que serão preenchidas por um processo de seleção. Serão avaliados os seguintes itens: apresentação de um projeto-roteiro de curta-metragem, preenchimento da ficha de inscrição disponível no site www.abdpb.org.br e análise do currículo do proponente.

Todo o material deve ser enviado para os endereços divisaodeaudiovisual@yahoo.com.br e oficinasabdpb@yahoo.com.br. O resultado da seleção será publicado no dia 29 de outubro.

A oficina
– Com carga horária de 24 horas, divididas em 3 períodos de oito, a oficina consiste no debate coletivo de doze roteiros, selecionados entre os vinte participantes, sob orientação e estímulo do palestrante, sendo observados desde os aspectos gerais dos projetos, como a sinopse, os textos de justificativa e a apresentação do conteúdo, até a linguagem utilizada, verificando sua clareza e objetividade para a trama e o trabalho no set de filmagem. Também serão abordados a eficiência formal do projeto, seu aspectos narrativos e de construção de personagem.

Ministrante
– O roteirista de cinema e TV, dramaturgo, cineasta e escritor Fernando Bonassi é autor de diversas obras, a exemplo de ‘Um Céu de Estrelas’, lançado pela Editora Siciliana; ‘Subúrbio, Crimes Conjugais e 100 Histórias Colhidas na Rua’, publicadas pela Editora Scritta; ‘O Amor é Uma Dor Feliz’, pela Editora Moderna; ‘Uma Carta Para Deus e Vida da Gente’, pela Formato; ‘O Céu e o Fundo do Mar’, pela Geração Editorial, e ‘100 Coisas’, pela Editora Angra.

No cinema, Bonassi é co-roteirista de filmes como ‘Os Matadores’, de Beto Brant; ‘Através da Janela’, de Tata Amaral; ‘Castelo Ra Tim Bum’, de Cao Hamburguer; ‘Carandiru’, de Hector Babenco; ‘Garotas do ABC’, de Carlos Reichenbach e ‘Cazuza’, de Sandra Werneck. Em 2006, participou como co-autor, junto com o cineasta chinês Yu Lik Way, do roteiro da co-produção ‘Brasil/China Plastic City’.