Oficina discute inclusão e cidadania de mulheres com HIV/AIDS

Por - em 47

Discutir a cidadania e a inclusão social das mulheres portadoras de HIV/AIDS. Este é o tema da oficina ‘Construindo Cidadania para Mulheres Vivendo com HIV/Aids de João Pessoa’, que será realizada a partir desta quinta-feira (30), no auditório do Hospital Santa Isabel, bairro de Tambiá, das 8h30 às 17h. O evento, promovido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a ‘ONG Gesto’ do Estado do Pernambuco, acontece até a sexta-feira (1º).

O evento tem como público alvo os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e mulheres vivendo com HIV/Aids. O coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento DST/Aids da SMS, Roberto Maia, destacou a importância da realização de oficinas para debater a inclusão de pessoas com Aids.

“É importante salientar que o evento propõe que os gestores possam se comprometer a realizar políticas públicas inclusivas para essas mulheres excluídas socialmente. Muitas delas passaram por preconceito e discriminação na família, amigos e até por profissionais de saúde”, afirmou Roberto.

Programação – A programação do primeiro dia da oficina será destinada às mulheres soropositivas, onde serão debatidos temas como liderança, direitos sexuais, reprodutivos, violência e Aids.

Já no segundo dia, sexta-feira, na parte da manhã, ocorre à reunião entre os gestores públicos e as mulheres soropositivas. Já no período da tarde, serão elaboradas estratégias de incidência política em relação às atividades colocadas no plano de ação.

“Esse ano, em parceria com as Secretarias das Mulheres e da Habitação, conseguimos garantir a casa própria para algumas mulheres que vivem com HIV/AIDS, em João Pessoa. Estamos lutando para que todas possam usufruir dos seus direitos fundamentais: alimentação, moradia, empregabilidade e lazer”, enfatizou o coordenador.