Oficina finaliza Plano de Ação de DST/Aids para próximo ano

Por - em 26

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realizou até o mês de setembro deste ano mais de 78 mil testes de HIV em João Pessoa, um aumento de 500% em relação ao último levantamento realizado em 2004. Nesta quinta (22) e sexta-feira (23) o CTA  realiza uma oficina para Elaboração do Plano de Ações e Metas (PAM) no combate ao HIV e doenças sexualmente transmissíveis para o ano de 2010.

Na primeira etapa da oficina, o CTA fez uma apresentação do trabalho desenvolvido pelo centro em 2009. De acordo com a consultora técnica do departamento de DST/AIDS do Município, Laura Abrantes, o saldo pode ser considerado positivo com a realização de 95% das metas estabelecidas ano passado. “Conseguimos implementar ações básicas nas Unidades de Saúde. Além disso, estabelecemos uma parceria muito produtiva com as organizações sociais”, afirmou a consultora.

Para Laura Abrantes, o grande desafio para 2010 é estabelecer a descentralização do sistema de coleta de exames HIV e implementar uma política de prevenção e tratamento das DST/AIDS dentro dos presídios e terreiros de umbanda. Além disso, faz parte do projeto aumentar o trabalho de educação sexual nas escolas.

A segunda parte da oficina irá formar grupos de discussão nas áreas de prevenção, assistência, gestão e organizações não-governamentais que irão debater as estratégias para 2010.
O Centro de Aconselhamento e Testagem da SMS realiza o teste HIV acompanhado de aconselhamento psicológico e encaminhamento clínico aos portadores de DST/AIDS, além de promover oficinas e palestras de orientação sexual com distribuição de preservativos masculinos e femininos. O CTA é localizado na Rua Alberto de Brito, s/n, Jaguaribe (CAIS de Jaguaribe). Os telefones para mais informações são os 3214-6091/3214-6092.