Oficina treina servidores do Santa Isabel em reanimação cardiorrespiratória

Por - em 50

O Hospital Geral Santa Isabel (HGSI) realiza nesta terça-feira (23), no período da manhã e da tarde, oficina sobre reanimação cardiorrespitatória dentro do programa de capacitação em assistência aos pacientes. Esta semana os funcionários do hospital e de outras unidades da rede estão recebendo orientação prática e teórica dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/JP) sobre como devem realizar o socorro de pacientes, vias de aplicação de medicamentos, desfibrilação e cardioversão.

Desde o dia 13 de setembro os funcionários do HGSI participam de capacitações sobre ventilação mecânica (prática acompanhamento em aparelhos respiratórios), gerenciamento de resíduos hospitalares, administração de medicamentos, lavanderia hospitalar, notificações compulsórias de acidentes e violências e acidentes com animais peçonhentos. Os próximos cursos serão no dia 29 de outubro, às 14h, sobre motivação no trabalho e no dia 30 de outubro, às 8h, sobre aconselhamento após acidente com material biológico.

De acordo com a diretora multi-profissional, Maria Dorinha Soares, as atividades realizadas pelo HGSI fazem parte da política de educação permanente em saúde, que compreende a aprendizagem e a mudança de prática no ambiente de trabalho.

Segundo ela, a proposta do programa de capacitação surgiu por meio da discussão com os próprios funcionários e a diretoria multi-profissional que identificaram quais as dificuldades e distorções da prática na assistência ao usuário. “A proposta é melhorar a qualidade da assistência dentro de uma maior resolutividade, tanto na porta de urgência quanto na enfermaria, e nossa avaliação é que os pacientes começam a sentir de forma positiva essas mudanças. Isso significa mais vidas sendo salvas com procedimentos simples”, ressaltou.