Oftalmologistas atendem mais de mil alunos este ano nas escolas

Por - em 50

Só este ano, mais de mil estudantes já foram atendidos por médicos oftalmologistas em 22 escolas da rede municipal de ensino em João Pessoa. Os exames oftalmológicos fazem parte do Projeto Saúde do Escolar e têm como objetivo melhorar o processo de ensino aprendizagem, reduzir a evasão causada por doenças da visão e resgatar a autoestima dos estudantes que apresentam limitações visuais.

“A meta é que até o final de 2010 todas as 92 instituições de ensino sejam beneficiadas com a ação”, afirma Taís Tavares, Diretora do Departamento de Programas, Projetos e Convênios. O projeto é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que através de recursos próprios da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) oferece, além do exame oftalmológico, as lentes corretivas para aqueles que tiverem necessidade.

O atendimento se dá a partir de uma triagem feita pela escola, que consiste de uma avaliação inicial buscando identificar, entre os estudantes, a existência de erros de refração que necessitarão de uma consulta oftalmológica. “Os problemas de visão podem ser evitados ou amenizados com atendimento preventivo e/ou curativo, tornando-se imprescindível que os educandos tenham acesso à consulta médica e aos óculos na idade correta, propiciando, dessa forma, condições adequadas para um desenvolvimento sócioeducacional completo”, enfatiza Taís Tavares.

“A miopia e a hipermetropia foram os problemas da visão mais encontrados nos alunos já examinados”, diz o médico especialista Sidney Toscano. Outra análise feita pelo profissional é que de 10 a 15% dos discentes do pré-escolar e do ensino fundamental sentem uma dificuldade natural na visão. “Estes geralmente precisam de lentes corretivas para os primeiros anos de vida”, ressalta Toscano.

Após identificado o problema, o estudante é encaminhado para a escolha dos óculos ou, em casos mais graves como o de glaucoma, por exemplo, serão enviados para um centro de referência especializado, onde serão atendidos de acordo com a necessidade de cada um.
Mais informações sobre o atendimento oftalmológico nas escolas da rede municipal de ensino podem ser obtidas com a Diretora do Departamento de Programas, Projetos e Convênios, Taís Tavares, através do telefone 3214.4135.