Olimpíadas devem injetar R$ 4 mi na economia da Capital

Por - em 58

João Pessoa já começa a sentir o clima das Olimpíadas escolares. A partir desta quinta-feira (8) a cidade será a Capital nacional do esporte. As delegações já começaram a chegar nesta quarta (7), para as disputas que acontecem entre os dias 8 e 18 de novembro, em nove modalidades diferentes.

Esta é a primeira vez que o Nordeste recebe a competição. O evento é um grande salto para o desenvolvimento do turismo na Capital paraibana. Setores como a rede hoteleira, restaurantes e transportes já comemoram a realização. O evento é uma parceria do Comitê Olímpico Brasileiro e do Ministério dos Esportes e conta com total apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PB).

Somente em despesas com hotéis serão injetados na cidade uma quantia de 2,5 milhões de reais. A competição deve reunir mais de três mil atletas de 24 Estados e do Distrito Federal. Serão 21 hotéis envolvidos na recepção aos atletas, médicos, fisioterapeutas, dirigentes e técnicos.

De acordo com Geane Rodrigues, responsável pela coordenação dos hotéis que vão receber as equipes, além das despesas com hotéis, ainda serão evolvidos serviços de restaurantes, transportes, entre outras atividades, o que deve totalizar uma injeção de mais de 4 milhões de reais na economia pessoense.

Divulgação da cidade – Ainda para receber os atletas e a comitiva, a Secretaria Executiva de Turismo (Setur) já está disponibilizando dois Postos de Informações Turísticas, em locais estratégicos. Um deles está montado no Manaíra Shopping, onde acontecerão tardes de autógrafos com os atletas de destaque nacional. O outro posto vai funcionar na praia de Tambaú, em frente ao Busto de Tamandaré, na Tenda Cultural, montada pela Prefeitura da Capital.

Voluntários de universidades irão trabalhar juntamente com a secretaria na distribuição de informações e recepção dos atletas. Existem alunos de diversos cursos como Educação Física, Comunicação, Informática e Turismo. Cada voluntário será aproveitado de acordo com sua área de atuação ou de acordo com seus conhecimentos específicos por assunto. Os voluntários serão divididos entre os setores de transporte, secretaria, credenciamento, cerimonial, apoio aos atletas, entre outros.

Para melhorar a localização dos participantes, a Setur irá disponibilizar milhares de mapas da cidade. Os mapas foram repaginados e receberam novas informações e melhorias gráficas. Além do mapa institucional, a Setur ainda contou com o apoio do Guia Mais, um mapa que traz também informações sobre a cidade.

Para o Secretário de Turismo da Capital, Elzário Junior, esta é uma importante oportunidade para a cidade. “Este evento trará muitos benefícios para João Pessoa, movimentará a economia e ainda dará destaque à cidade. Vemos aí a importância da relação esporte-turismo”, comentou.