Olimpíadas Escolares 2011 iniciam disputas coletivas nesta quarta-feira

Por - em 90

A Paraíba encerrou a primeira fase das Olimpíadas Escolares 2011, nesta terça-feira (13), com cinco medalhas conquistadas. Foram duas medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze. O judô foi o destaque paraibano nos primeiros dias de competição com a conquista de quatro das cinco medalhas paraibanas. O evento esportivo tem o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

A partir desta quarta-feira (14) começam as disputas coletivas. Os jogos tiveram início na última sexta-feira (9) e a cidade de João Pessoa é a sede da edição 2011 das Olimpíadas Escolares para atletas de 12 a 14 anos. As disputas esportivas terão prosseguimento até o próximo dia 18.

Nas competições de judô quatro atletas subiram ao pódio na competição. No lugar mais alto do pódio, as atletas Makoto Koda, do Colégio Carmela Veloso e Maria Gabriela do Colégio Motiva garantiram a medalha de ouro. A medalha de prata foi conquistada pela atleta Rute Macedo, do Colégio da Policia Militar e Júlio César, do Colégio Carmela Veloso, garantiu o bronze na competição de Judô.

Completando as conquistas paraibanas nos jogos, as atletas Maria Eliza e Isabela Pereira das Escolas Virginius Gama e Melo e Presidente Kenedy, de Campina Grande, ganharam a medalha de bronze na prova de revezamento na modalidade de ciclismo.

Para o secretário de Juventude, Esporte e Lazer de João Pessoa, João Corujinha, os resultados servem de motivação para as modalidades coletivas que também estão com chances de medalhas na segunda fase da competição nacional. “Temos que valorizar as medalhas que foram conquistadas, pois com certeza motivarão atletas e técnicos das modalidades coletivas. Importante que nessa segunda fase os torcedores paraibanos ocupem os ginásios de João Pessoa”, disse.

Jogos coletivos – Com o término das disputas individuais nas Olimpíadas Escolares 2011, as atenções se voltam para quatro modalidades de esportes coletivos: basquete, futasal, handebol e vôlei. Até a sexta-feira (16), os atletas de 12 a 14 anos disputarão a fase classificatória. No sábado (17) será a vez da fase semifinal e no dia posterior serão conhecidos os medalhistas dos esportes coletivos.

Serão 16 ginásios, quatro por modalidade, que terão suas portas abertas diariamente, de manhã e de tarde, para receber as promessas do esporte brasileiro. A entrada para todos os jogos será gratuita.

 

Confira os resultados do último dia de disputas individuais

Judô – O último dia de disputas do judô das Olimpíadas Escolares João Pessoa 2011 consolidou as equipes paulistas, tanto no masculino quanto no feminino, como as melhores do país na categoria 12 a 14 anos. As lutas aconteceram nesta segunda-feira (12), no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Na disputa por equipes masculina, além do ouro paulista, completaram o pódio, Paraná, em segundo, e Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, em terceiro. Já no feminino, Rio Grande do Sul ficou com a prata. Espírito Santo e Paraná conquistaram o bronze.

Atletismo – Atletas gaúchos e paulistas dominaram o último dia de disputas do atletismo das Olimpíadas Escolares 2011, na pista do Unipê. São Paulo subiu no alto do pódio em quatro provas e o Rio Grande do Sul em três. Atletas de Santa Catarina, Paraná e Maranhão também conquistaram a medalha de ouro na despedida do esporte, que teve alto nível técnico e reuniu o número recorde de 523 participantes de 25 Estados e do Distrito Federal.

Badminton masculino – O paulista Gabriel Salgado, do Colégio Beatíssima (SP), ganhou a medalha de ouro ao derrotar o catarinense Matheus Voigt, medalha de prata, da Escola Municipal Duque de Caxias, de Blumenau (SC), por 2 sets a 0, com parciais de 21/19 e 21/11. A final do badminton das Olimpíadas Escolares 2011 aconteceu no Ginásio Colégio Polícia Militar, em João Pessoa (PB). Felippe e Cristian completaram o pódio do individual masculino.

Badminton feminino – A paulista Vera Guedes da Costa, do Colégio Beatíssima, de São Paulo (SP), venceu a piauiense Thaynara Maria da Silva, medalha de prata, do Colégio Santo Afonso, em Teresina (PI), por 2 sets a 1, com parciais de 21/19, 16/21 e 21/14, na tarde desta segunda-feira (12), e conquistou o título de simples no badminton das Olimpíadas Escolares 2011, no Ginásio Colégio Polícia Militar, em João Pessoa (PB). A outra atleta que subiu no pódio em João Pessoa foi Jeisiane Alves, que conquistou a medalha de bronze.

Tênis masculino – O paulista Gustavo Yokota conseguiu a dobradinha no tênis de mesa das Olimpíadas Escolares João Pessoa 2011, nesta segunda-feira (12). Após conquistar a medalha de ouro nas duplas junto a Matheus Shimoki, no domingo, o jovem voltou a mostrar bom desempenho ao conquistar ouro também na categoria individual. Na final, Gustavo derrotou o atleta do Rio de Janeiro, Diego Alemany, por 3 sets a 1. A medalha de bronze ficou com o catarinense Matheus Faletti, que venceu a partida contra o paraense Victor Lourenço por 3 sets a 2.

Tênis feminino – Após conquistar a medalha de ouro nas duplas, no último sábado, ao lado de Heloisi Cabral, a jovem mesatenista Alexia Nakashima, de apenas 12 anos alcançou 100% de aproveitamento na competição, ao alcançar o ouro também na categoria individual. Na tarde desta segunda-feira (12), Alexia derrotou, em partida emocionante, a paulista Juliane Kagohara, por 3 sets a 2, de virada. O terceiro lugar ficou com a sergipana Thairise Cunha, que venceu a paranaense Káthia Otsuki pelo placar de 3 a 0.

Ciclismo – No ciclismo estrada, Amazonas e São Paulo conquistaram as medalhas de ouro nas provas dos 500m na categoria pista, modalidade contrarrelógio, no masculino e no feminino, respectivamente, em prova disputada na Avenida Cabo Branco, em João Pessoa. A paulista Thayná Araújo de Lima venceu a prova com o tempo de 39s773, um segundo a frente da medalhista de prata, a paranaense Renata da Silva Lopes, que terminou a prova com o tempo de 40s73. O bronze ficou com outra paulista, Paula Lima Ferro, que fez um tempo praticamente igual ao da ciclista do Paraná: 40s739. Já no masculino, o amazonense Sol Petrus da Silva Praia foi quem levou o ouro, ao completar a prova com o tempo de 34s160, à frente do sergipano Breno Morais Santos (35s351), que ficou com a prata, e do catarinense Érick Eduardo Bruske (35s637), que levou a medalha de bronze.

Natação – São Paulo foi o grande destaque do último dia de provas da natação das Olimpíadas Escolares 2011, nesta segunda-feira (12). A competição aconteceu na piscina da Centro Integrado de Educação Física (Cief). O Estado conquistou seis medalhas de ouro nas 12 provas realizadas. Os representantes da delegação paulista que conquistaram medalhas foram: Felipe Ramos da Silva, nos 50m peito masculino; André Augusto dos Santos, nos 100m costas; Gustavo Borges Silva, nos 50m borboleta; Brandonn Pierry Cruz, nos 200m medley, e Isabela Azevedo Melo, nos 400m.

Ginástica rítmica – As finais individuais da ginástica rítmica das Olimpíadas Escolares teve como destaque a paranaense Bruna da Silva, que conquistou três medalhas de ouro nas provas foram realizadas no ginásio de esportes da Apcef-PB. Bruna foi a vencedora nos aparelhos bola e fita e no individual geral, prova que a pontuação de todos os exercícios da modalidade. Nesta categoria, a paranaense alcançou 42,125 pontos. O Rio Grande do Sul, com Andressa Jardim e Carolina Tonelotto, foi prata e bronze, respectivamente. Na bola, as gaúchas também ficaram com a prata e o bronze. No segundo lugar, Gabriela Ribeiro e, em terceiro, novamente, Carolina Tonelotto.

Xadrez feminino – A cearense Vanessa Ketlyn Rodrigues conquistou a medalha de ouro no xadrez feminino das Olimpíadas Escolares 2011, para atletas de 12 a 14 anos, em competição disputada na Estação Ciência, em João Pessoa (PB). Após cinco rodadas, a atleta somou 4,5 pontos, deixando para trás a campeã pan-americana da categoria e que já foi 14ª do ranking mundial, Ramyres Santana Coelho, que levou a medalha de prata. A goiana Luisa Vital Martins ficou com o bronze.

Xadrez masculino – O enxadrista mineiro Ezequias Pereira conquistou a medalha de ouro no xadrez masculino das Olimpíadas Escolares 2011, na manhã desta segunda-feira (12), na Estação Cabo Branco, em João Pessoa (PB). Ele totalizou 4,5 pontos em cinco partidas. A medalha de prata foi para o alagoano Petrus Dias da Fonseca, do Colégio Contato (AL), e o bronze para o carioca Lucas Guimarães, do Cevic. Os dois somaram quatro pontos.