Olimpíadas Escolares reúnem cerca de 4 mil atletas em João Pessoa

Por - em 83

A cidade de João Pessoa vai sediar a partir desta sexta-feira (9) as Olimpíadas Escolares 2011, na categoria de 12 a 14 anos, com abertura às 18h, no ginásio O Ronaldão. Esta edição é a maior já feita no País para esta categoria, segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e vai ter cobertura da SporTV e da imprensa especializada de diversos estados brasileiros. Uma equipe de observadores de 22 países vai desembarcar na Capital para avaliar a realização do evento.

As Olimpíadas Escolares 2011 vão reunir aproximadamente quatro mil atletas de 27 delegações que vão desfilar na abertura do evento, onde haverá apresentações de grupos da cultura popular paraibana. De acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Juventude, Esportes e Recreação (Sejer), Thiago Pacheco, também participam da solenidade o prefeito da Capital, Luciano Agra, e representantes do Ministério do Esporte.

“Segundo o COB esta edição é a maior já feita no Brasil para a categoria de 12 a 14 anos, com o maior número de atletas e melhor estrutura. Portanto, estamos muito contentes em realizar um evento deste porte, apoiando o esporte, a educação e ajudando no incentivo aos atletas que possivelmente estarão participando nas Olimpíadas de 2016, que acontecerão no Brasil”, afirma o secretário. Esta é a primeira vez que João Pessoa sedia o evento da categoria, apesar de já ter sediado as competições na categoria de 15 a 17 anos, em 2007 e em 2008.

De acordo com ele, a Paraíba participa com duas equipes, sendo uma com atletas selecionados por todo o Estado e outra exclusivamente de João Pessoa, por ser a cidade-sede do evento. Thiago Pacheco destaca a divulgação das Olimpíadas Escolares, que terão uma grande repercussão nacional e até internacional.

“Teremos equipes do canal pago SporTV e algumas delegações trarão jornalistas especializados para cobrir o evento. O COB afirma que as Olimpíadas Escolares do Brasil, de forma geral, são o quinto maior evento esportivo para estudantes do mundo e por isso uma equipe de observadores de 22 países vêm conferir a forma como organizamos tudo em uma ação de intercâmbio cultural”, ressalta Thiago Pacheco.

Cronograma – As competições das Olimpíadas Escolares 2011 começam no próximo sábado (10) e seguem até o dia 18. Até a terça-feira (13) ocorrerão as disputas individuais ou em dupla nas modalidades de atletismo, natação, ciclismo, bad minton (que estreia na competição), ginástica rítmica, judô, tênis de mesa e xadrez. Na segunda etapa ocorrerão as competições coletivas nas modalidades de futebol de salão, handebol, basquete e voleibol.

Os 21 locais de competição já estão praticamente prontos para a realização das Olimpíadas Escolares, faltando apenas serem finalizados alguns ajustes, como pintura e marcação de algumas quadras. Representantes do COB estão na cidade desde a semana passada para fiscalizar os retoques finais nos estabelecimentos e as delegações começam a chegar já na quinta-feira (8) para se prepararem para as competições.

Locais de Competições
UNIPÊ – Pista de Atletismo
AVENIDA CABO BRANCO
AVENIDA HILTON SOUTOMAIOR
GINÁSIO DE ESPORTES DA APCEF
GINÁSIO DE ESPORTES DA UNIPÊ
CIEF (ex-DEDE) – Piscina 50m – 10 raias
GINÁSIO DE ESPORTES DO COLÈGIO MARISTA PIO X
ESTAÇÃO CABO BRANCO (2º ANDAR – coffee break)
GINÁSIO DE ESPORTES DO CLUBE CABO BRANCO
GINÁSIO DE ESPORTES DA ESCOLA COLIBRI
GINÁSIO DE ESPORTES DA ANSEF
GINÁSIO DE ESPORTES HERMES TAURINO
GINÁSIO DE ESPORTES ODILON COUTINHO
GINÁSIO DE ESPORTES COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR
GINÁSIO DE ESPORTES O RONALDÃO
GINÁSIO DE ESPORTES DO COLÉGIO MOTIVA AMBIENTAL
GINÁSIO DE ESPORTES DO COLÉGIO LICEU PARAIBANO
GINÁSIO DE ESPORTES DO SESC
GINÁSIO DE ESPORTES DA UFPB
GINÁSIO DE ESPORTES DA ESCOLA MUNICIPAL DUMERVAL T MENDES
GINÁSIO DE ESPORTES DO IFPB