Ônibus-feira de produtores de João Pessoa chega a Intermares

Por - em 17

O ônibus-feira da Associação de Produtores Agroecológicos de João Pessoa (Prohort) vai começar a atender também ao bairro de Intermares, em Cabedelo, a partir do dia 28 de maio. Atualmente a feira itinerante funciona na Praça Alcides Carneiro (Manaíra), às quartas-feiras, e no Busto de Tamandaré (Cabo Branco), às quintas. A partir do dia 28, será realizada também todas as sextas-feiras, em Intermares. Nos três locais, o atendimento vai das 5h às 9h.

Nas feiras da Prohort, o consumidor vai encontrar em torno de 60 variedades de produtos agroecológicos, livres de agrotóxicos e outros produtos químicos. Entre eles estão leguminosas, hortaliças, raízes e até bolos, queijo e coalhada, fornecidos por 25 produtores associados.

O recolhimento dos produtos acontece no dia anterior ao da feira. Eles são, então, levados ao Banco de Alimentos da Prefeitura, localizado no bairro do Geisel, onde são limpos e distribuídos nas diversas gôndolas.

O ônibus-feira é uma parceria da Prohort com o Cinturão Verde, linha de crédito especial do Empreender-JP (Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios de João Pesssoa) voltada a pequenos agricultores. A ideia era criar um espaço inovador de comercialização.

O ônibus onde a feira é realizada foi totalmente adaptado e se transformou em um “motor room”, com toalete, armários, prateleiras, quitanda e gavetas na área interna. No exterior do veículo, foram colocados dois toldos para dar abrigo à parte dos produtos que será comercializada do lado de fora do ônibus.

Além das feiras itinerantes, o Cinturão Verde e a Prohort mantêm duas feiras fixas. Nas sextas, os comerciantes estão na Praça da Paz, nos Bancários. Aos sábados e domingos, é a vez do Mercado Público do Valentina.

Feiras do Cinturão Verde

Itinerantes

Quartas-feiras: Praça Alcides Carneiro em Manaíra (próxima ao antigo Bar do Zé), das 5h às 9h
Quintas-feiras: Busto de Tamandaré, no Cabo Branco, das 5h às 9h
Sextas-feiras (a partir do dia 28): Intermares, das 5h às 9h

Fixas
Sextas-feiras: Praça da Paz, nos Bancários, das 5h às 9h
sabados e domingos: Mercado Público do Valentina, das 6h às 11h