OPCA é encerrado nesta quinta-feira e conselheiros recebem certificados

Por Mônica Melo - em 334

Na próxima quinta-feira (9), às 9h, no Auditório da Estação Cabo Branco, 230 estudantes da rede municipal de ensino participam do encerramento do ciclo 2017 do OPCA (Orçamento Participativo Criança e Adolescente). Na ocasião, os estudantes receberão os certificados das participações nas formações em cidadania realizadas durante o mês de outubro e serão oficializados como conselheiros do OPCA.

De acordo com o coordenador do OPCA, Paolo Correia, as ações do projeto fortalecem a comunidade escolar pelo fato de ir até elas com propostas de produzir novos conhecimentos e reflexões acerca dos direitos e deveres dos alunos, professores, funcionários e gestores, sendo os alunos os maiores proponentes e protagonistas desse processo. “Investir em um ensino sócio educacional qualificado e em ações que possam complementar esses valores, não só modificam as relações dos alunos com a escola, mas também suas relações familiares e com a comunidade”, defende.

No evento ocorrerão também algumas apresentações artísticas de grupos dos quais participam conselheiros do OPCA.

A primeira etapa do OPCA 2017 começou em julho na Escola Aruanda. Na primeira etapa participaram mais de 2.600 alunos das cinco escolas selecionadas para participar do projeto. Em outubro, os conselheiros do OPCA participaram de oficinas e dinâmicas pedagógicas abordando temas relacionados a cidadania.