Operação contra dengue começa com ações na Lagoa

Por - em 47

A primeira etapa da Operação Verão de Combate à Dengue, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Diretoria de Vigilância à Saúde, começou na manhã desta sexta-feira (11), no Parque Solon de Lucena. Agentes de vigilância ambiental percorreram diversos pontos da Lagoa distribuindo material educativo e buscando possíveis focos de infestação.

Cerca de 500 frascos de hipoclorito de sódio disponibilizados pelo Ministério da Saúde foram distribuídos com a população. Adicionado à água, o produto serve para desinfetar frutas e verduras.

De acordo com o responsável pelo controle de vetores da SMS, Antônio Fernando, essa ação serve como um chamado para que a população se conscientize sobre a importância em se evitar a infestação do mosquito da dengue. “Essa mesma ação tem sido realizada diariamente nos bairros da Capital com o objetivo de erradicar a doença”. Antonio Fernando lembrou que a dengue é uma responsabilidade de todos, população e poder público. “Aqui na Lagoa também mostramos às pessoas o ciclo biológico do mosquito, para que todos tenham conhecimento e possam atuar na prevenção”, finalizou.

Durante a ação foi distribuído material educativo com informações sobre a dengue e como se prevenir contra a doença. Denúncias de locais com possíveis focos do mosquito também puderam ser feitas através da Vigilância Ambiental, que posteriormente fará os atendimentos solicitados.

Treinamento – Nos dias 16 e 17 deste mês, a Diretoria de Vigilância à Saúde realizará uma oficina dirigida aos apoiadores de Vigilância Ambiental com o objetivo de discutir a construção do novo plano de ação de 2010 e as novas diretrizes do Ministério da Saúde de combate à dengue, com elaboração do plano cartográfico. O Plano de Combate à Dengue tem como finalidades principais evitar a ocorrência de óbitos por dengue, prevenir e controlar processos epidêmicos e manter os baixos índices de infecção registrados em 2009.