Operação Verão de combate à dengue começa nesta sexta

Por - em 44

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Diretoria de Vigilância à Saúde, realiza nesta sexta-feira (11), no Parque Solon de Lucena, entre as 8h e 12h, a primeira etapa da Operação Verão Contra a Dengue. A operação dá continuidade ao Plano de Ações de Combate à Dengue.

As equipes de saúde farão uma busca em locais que podem se tornar focos de mosquitos, como as bromélias e as bocas de lobo que circundam a Lagoa do Parque Solon de Lucena. De acordo com a Diretora de Vigilância à Saúde, Júlia Vaz, a escolha do local para iniciar o Plano Verão foi estratégica. “Por ser uma área de muita frequência, e que reúne um grande aglomerado de pessoas, a conscientização se torna mais eficaz”, declarou.

Treinamento – Nos dias 16 e 17 deste mês, a Diretoria de Vigilância à Saúde realizará uma oficina dirigida aos apoiadores de Vigilância Ambiental com o objetivo de discutir a construção do novo plano de ação de 2010 e as novas diretrizes do Ministério da Saúde de combate à dengue, com elaboração do plano cartográfico.

O Plano de Combate à Dengue tem como finalidades principais evitar a ocorrência de óbitos por dengue, prevenir e controlar processos epidêmicos e manter os baixos índices de infecção registrados em 2009. De acordo com último boletim divulgado em 19 de outubro, das 248 notificações de casos suspeitos, apenas 102 (41,1%) foram confirmados como dengue clássica. Não foi registrado nenhum caso de dengue hemorrágica ou complicações decorrentes da doença, numa queda de 88,2% nas notificações em relação ao mesmo período do ano passado.