Orçamento Democrático debate com delegados da 5ª região

Por - em 57

A Coordenadoria do Orçamento Democrático realizou na noite desta quarta-feira (21) a quinta reunião do Planejamento Democrático com os delegados regionais. Desta vez, os moradores da 5ª região, que engloba os bairros do Geisel, Costa e Silva, Ernani Sátiro, Jardim Laranjeiras, Grotão, entre outros, reuniram-se com as Secretarias da Saúde, Infraestrutura e Educação, que prestaram contas das ações que vem sendo realizadas na área. A reunião foi realizada na Escola Municipal, Moema Tinoco Cunha Lima, nos Funcionários II.

A diretora do Distrito Sanitário II, Tâmara Guedes, apresentou aos representantes populares o que a Secretaria de Saúde vem implementando na 5ª região, algumas das ações de acordo com as prioridades apontadas pelos moradores da localidade, na primeira etapa do ciclo deste ano. A construção de duas unidades integradas do Programa Saúde da Família, sendo uma para 04 e outra para 03 equipes, e no início do segundo semestre deste ano a construção de mais 04 Unidades de Saúde da Família, atendendo os bairros do Grotão, Geisel e Cuiá, e bairros adjacentes.

Tâmara Guedes informou ainda que diversas atividades são desenvolvidas na 5ª região de maneira sistemática, como ações de saúde bucal e da mulher (prevenção ao câncer de mama e de útero, realização de citológicos), feiras de saúde, visitas do ônibus oftalmológico, implantação de eletrocardiograma na USF Saúde e Vida, no Ernani Sátiro e, atendendo a pedido dos moradores, foi feita a descentralização dos terminais de marcação de consultas e exames.

Na área de infraestrutura, desde 2005, cerca de 117 obras foram realizadas na 5ª região. A informação foi repassada pelo secretário adjunto da pasta, Hermes Felinto. Ele disse que 98 ruas estão sendo pavimentadas, num investimento que corresponde a R$ 27 milhões de reais, além de obras de saneamento básico, recapeamento asfáltico, drenagem e praças.

A educação também foi uma das prioridades da 5ª região. O secretário adjunto, Rômulo Gondim, apresentou aos delegados as reformas, ampliações e construções de escolas municipais e de Centros de Referencia em Educação Infantil (Creis) que vem promovendo nesta região.

No Geisel, a ampliação e reforma da escola municipal Padre Leonel; no Grotão, a escola Tarsila Barbosa também está sendo reformada e ampliada e no João Paulo II, estão passando por obras as escolas Celso Furtado, Darcy Ribeiro e Maria Ruth de Souza. Rômulo Gondim falou também dos programas educacionais que a Secretaria de Educação desenvolve em toda a João Pessoa, a exemplo do Ciranda Curricular e Escola Aberta.

O Planejamento Democrático é uma etapa inovadora no ciclo orçamentário deste ano. De acordo com a coordenadora, Ana Paula Almeida, nesta terceira etapa as secretarias apontadas como prioritárias pela população das 14 regiões orçamentárias se reúnem com os delegados regionais para prestar contas do que vem sendo feito e do que não poderá ser feito em cada uma das regiões. “É o momento também de informar o que será inserido na Lei Orçamentária Anual de 2011, que deve ir para a Câmara de Vereadores em novembro”, informou Ana Paula.