Orçamento Democrático debate propostas na 2ª Região

Por - em 46

Na última sexta-feira (16), uma equipe do Orçamento Democrático (OD) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) se reuniu com moradores da 2ª Região Orçamentária de João Pessoa (composta pelos bairros e comunidades de Tambaú, Cabo Branco, Seixas, Vila do Sol, Jacarapé, Penha, Paulino Pinto, Quadramares, Cidade Recreio, Rio do Cabelo, Barreira do Cabo Branco, Portal do Sol e Altiplano) para discutir o Planejamento Democrático de 2011. O encontro aconteceu na Escola Municipal Antônio S. Coelho Neto, na Penha.

As principais demandas da população abrangida por essa região foram obras de pavimentação, saneamento básico e construção de banheiros públicos. Mas também foram pedidas melhorias na iluminação na comunidade Vila Nova, construção de um Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) na Penha e de uma Unidade de Saúde da Família (USF) em Jacarapé e Porta do Sol, além de conserto da ponte do Rio do Cabelo, investimentos em educação na Penha e em Tambaú, melhorias no Parque da Praia, na Penha, e, ainda, aumento do número de ônibus públicos que atendem a Penha e comunidades vizinhas.

As reivindicações foram ouvidas pelo secretário de Infraestrutura, João Azevedo, o secretário adjunto da Educação, Rômulo Gondim e a coordenadora do Orçamento Democrático, Ana Paula Almeida. A equipe da PMJP se prontificou a analisar todas as reivindicações apresentadas para tomar as medidas necessárias e ressaltou que, em alguns casos, será preciso a participação de outros órgãos da prefeitura, como, por exemplo, o conserto do Cruzeiro da Penha, pedido feito no local por um morador. “Antes de agirmos, temos primeiro que ouvir o pessoal da Coordenadoria de Proteção dos Bens Históricos e Culturais de João Pessoa”, disse o secretário João Azevedo.

Terceira etapa – O objetivo desta etapa, que é coordenada pelo Orçamento Democrático da Capital, é reunir os delegados de cada uma das 14 Regiões Orçamentárias e os secretários que tiveram suas pastas eleitas como prioritárias. Nestas ocasiões, são relatadas as ações implementadas e os investimentos da PMJP para as demandas do OD que serão incluídas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) 2011.

A terceira etapa do ciclo do OD 2010 prossegue com reuniões nas demais regiões até o dia 11 de agosto. Na próxima quarta-feira (21), a partir das 19h, ocorre reunião com os moradores e delegados do OD da 5ª Região Orçamentária, na Escola Municipal Moema Tinoco, bairro de Funcionários II.