Moradores da 11ª Região do OD discutem prioridades

Por - em 34

A Escola Municipal senador Ruy Carneiro, no bairro de Mandacaru, sediou na noite desta segunda-feira (29) a quarta reunião do Planejamento Democrático entre a Prefeitura de João Pessoa e os conselheiros regionais. A atividade compõe a terceira etapa do ciclo do Orçamento Democrático, iniciado no mês de março com as Audiências Regionais, e tem como objetivo consolidar as prioridades indicadas pela população de cada região para a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2012.

Durante a Audiência Regional da 11ª região, que aconteceu em março, os moradores indicaram como prioridades saúde, geração de emprego e renda e áreas de lazer. “Agora no Planejamento Democrático os gestores destas três pastas vão dialogar com os conselheiros regionais para informar o que está sendo realizado na região, como também dizer quais são as ações que devem ser inseridas na LOA do próximo ano”, disse o coordenador do Orçamento Democrático, Tibério Limeira.

O secretário de Desenvolvimento Social, Lau Siqueira, informou aos conselheiros do OD sobre os cursos de qualificação profissional que estão sendo realizados na região, dentro do programa Qualifica JP. Segundo o secretário, todos os cursos estão sendo desenvolvidos no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da região e nos Centros de Cidadania de Mandacaru e do Bairro dos Ipês. Dentre os cursos ofertados pela Sedes estão mecânica de motos, eletricista predial, bijuterias, radialismo, informática, construção civil, hotelaria, doces e salgados, encanador, montador de móveis e cabeleireiro.

Lau Siqueira destacou também as ações desenvolvidas na região pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e anunciou a instalação de uma lavanderia comunitária na 11ª região. “Sabemos que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e que a qualificação profissional é essencial para poder conseguir um bom emprego e, por isto, a gestão, através de convênio com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia, tem toda atenção para a população carente que precisa se capacitar e assim conseguir seu lugar num mercado de trabalho cada vez mais competitivo”, ressaltou o secretário.

Em relação às demandas para o setor da saúde, o representante do Distrito Sanitário IV, Hermógenes Acássio, informou aos conselheiros que já houve a mudança de prédio da Unidade de Saúde da Família da Beira Molhada. Quanto à ampliação de horário da USF que atende o bairro de Mandacaru e a comunidade Jardim Ester, Acássio disse que as Unidades Básicas de Saúde da localidade já funcionam das 17h às 21h, de segunda a sexta, e que está em fase de conclusão, no retão de Manaíra, a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que vai atuar em casos de urgência e emergência.

Os moradores da região solicitaram a construção de USF no bairro do Padre Zé, mas o representante do Distrito IV informou que todas as famílias do bairro já são atendidas pelas três Unidades de Saúde da Família e pela Unidade Básica de Saúde Francisco Chagas. Acássio disse ainda que Mandacaru e Alto do Céu contam com nove USFs e duas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Já o chefe da Divisão de Abastecimento Alimentar da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Antônio Cunha, anunciou aos conselheiros regionais a reforma do mercado público do Bairro dos Estados e a construção de duas praças, uma no Alto do Céu e outra no bairro dos Ipês.