Orçamento Democrático encerra na 6ª região primeira etapa do Ciclo 2012

Por - em 88

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Executiva do Orçamento Democrático (OD), encerrou com a plenária realizada na noite desta quinta-feira (12) no bairro Vieira Diniz, a primeira etapa do Ciclo 2012, que é baseada nas audiências com os moradores das 14 regiões.

A população presente a Audiência Regional da 6ª região, no ginásio da Escola Municipal João Monteiro da Franca, elegeu como prioridade de investimentos a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Bairro das Indústrias; a revitalização do parque público localizado nas Três Lagoas; e a construção de uma escola, em Mumbaba.

O prefeito Luciano Agra reforçou durante a Audiência que o Orçamento Democrático é um instrumento legítimo que garante a participação da população e possibilita a gestão maior direcionamento de políticas públicas que atendam às necessidades e anseios da população.

“O Orçamento Democrático surgiu de uma decisão política que acenou para a partilha de poder e corresponsabilidade. Por isso, o Orçamento Democrático é um instrumento do povo construído a cada novo ciclo, porque esta atento à vontade da população é respeita o princípio da democracia e seus mecanismos”, disse.

Os moradores da 6ª região ainda citaram como prioridade a ampliação na frota de ônibus das linhas 104 e 1001 – Bairro das Indústrias; reforma e ampliação da Escola Municipal João Monteiro da Franca, no Vieira Diniz, além da pavimentação de seis ruas.

Relatórios – Agora, os próximos passos serão a elaboração dos relatórios desta primeira etapa do Ciclo, a análise feita por cada Secretaria das demandas por região e a reunião com os conselheiros para balizar o que será e o que não será possível realizaR devido às restrições técnicas ou orçamentárias.

O secretário executivo do Orçamento Democrático, Tibério Limeira, ressaltou que as próximas etapas, de caráter interno e técnico, serão fundamentais para a elaboração de políticas que possam ser incluídas nas peças orçamentárias.

“Analisando como um todo, o Ciclo 2012 conseguiu garantir a participação popular e devido às reuniões preparatórias nas comunidades e bairros garantimos um debate mais qualificado em torno das políticas públicas e a estrutura administrativa”, disse Tibério Limeira.

O secretário ainda afirmou que “o Orçamento Democrático está consolidado e tem sido compreendido como forte instrumento da gestão pública que garante o diálogo e o debate sobre os investimentos públicos e a avaliação não só de obras realizadas bem como dos serviços mantidos pela Prefeitura de João Pessoa”.

Pavimentação – Na última plenária do Ciclo 2012 do OD o que chamou a atenção foi que a soma dos votos destinados à pavimentação de ruas totalizou 29,27%. Levando em consideração que o item mais votado, a construção de uma UPA, totalizou 9,87%. Como resultado foi eleita à pavimentação da Rua das Violetas, no Padre Ibiapina; Rua Escritor Joaquim da Silva e Rua Francisco Rabelo, ambas no Jardim Veneza; Rua José Lourenço Pereira, no Jardim Veneza; Rua dos Cravos, no Padre Ibiapina e Rua Edília da Nóbrega Álvares, no Vieira Diniz.

Fale com OD – Para mais informações, a Secretaria Executiva do Orçamento Democrático pode ser contatada pelo telefone (83) 3218 5629. Nas redes sociais a população pode seguir e interagir pelo Twitter (twitter.com/pmjpOD) e por e-mail no endereço odemocratico@joaopessoa.pb.gov.br.