Orçamento Democrático finaliza planejamento da 3ª etapa de 2010

Por - em 54

A Coordenadoria do Orçamento Democrático de João Pessoa finaliza nesta semana as reuniões de planejamento entre delegados e secretários do Governo Municipal. As atividades fazem parte da terceira etapa do ciclo 2010 do Orçamento Democrático e consiste em um diálogo entre os secretários da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), que tiveram suas pastas eleitas como prioritárias para aquela determinada região, e moradores representados pelos conselheiros e delegados do OD, sobre as demandas que poderão ser incluídas na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2011.

Na semana passada foram realizadas duas reuniões. Na noite da última quarta-feira (04), moradores, delegados e conselheiros do OD da 4ª região participaram do planejamento democrático com os secretários no Centro de Referência da Juventude (CRJ) do Valentina de Figueiredo. Compareceram representantes das secretarias de saúde, educação e infraestrutura.

Hermes Felinto, secretário adjunto da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), informou que os investimentos da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) na 4ª região somam 14 milhões. Na região foram realizadas 25 obras em pavimentações entre as que estão concluídas e as que estão em andamento, totalizando uma extensão de 8 km.

Laerge Cerqueira, membro da diretoria colegiada do Distrito Sanitário III, apresentou as demandas solicitadas que estão sendo atendidas, como a melhoria no atendimento com qualificação dos profissionais de saúde; a reforma de 25% das Unidades de Saúde da Família (USF) e manutenção da estrutura física das unidades em Doce Mãe de Deus, Frei Damião, Valentina IV e Paratibe II; a implantação de Eletrocardiograma (ECG) na USF Rosa de Fátima, em Paratibe; e a instalação de novos pontos de internet para ampliar e melhorar o serviço de marcação de consultas, além da intensificação nas ações e campanhas educativas acerca da saúde do homem.

O secretário adjunto da Educação, Rômulo Gondim, falou sobre as demandas da região. Segundo ele, neste momento, a implantação de novos Centros de Referência em Educação Infantil (CREI’s) é a demanda mais solicitada, principalmente pelos moradores dos bairros Valentina, Boa Esperança e Parque do Sol. Ainda de acordo com o secretário, está assegurada a construção de uma escola em Paratibe para o próximo ano.

Mangabeira – A reunião do Planejamento Democrático entre delegados da 14ª região e secretários do Governo Municipal aconteceu na noite da última sexta-feira (06), na Escola Municipal Ana Cristina, em Mangabeira. A reunião contou com as presenças dos secretários de Infraestrutura, João Azevedo; do Desenvolvimento Social, Lau Siqueira, e dos diretores técnicos dos Distritos III e V, Laerge Cerqueira e Fernando Lopes, respectivamente.

Saúde, infraestrutura e trabalho e renda foram as prioridades apontadas pela população na primeira etapa do ciclo orçamentário nas Audiências Regionais, realizadas em março deste ano. Agora, na terceira etapa, durante o Planejamento Democrático, a Prefeitura de João Pessoa presta contas aos delegados de como está sendo a implementação das principais solicitações da comunidade, de acordo com estas indicações.

Em relação à saúde, os diretores técnicos dos Distritos informaram que há previsão de construção de mais uma Unidade de Saúde da Família para aquela área, e que atualmente a região já é atendida por três postos do Programa de Saúde da Família, que foram reformadas com recuperação das instalações elétricas e hidráulicas.

Fernando Lopes, do Distrito Sanitário III, disse ainda que está em andamento a volta de uma unidade do Saúde da Família para a comunidade Santa Bárbara. “Além disso, nós realizamos a Feira de Saúde e Cidadania no Timbó e na Santa Bárbara, implantamos na escola Olívio Ribeiro Campos, nos Bancários, o programa saúde na escola, entre outras ações que a Secretaria de Saúde vem desenvolvendo na 14ª região”, explicou o diretor.

O secretário de Infraestrutura, João Azevedo, repassou aos delegados os detalhes da reforma realizada no mercado público do Castelo Branco e da realização de iluminação pública e pavimentação de ruas.

Reta final – A Coordenadoria do Orçamento Democrático finaliza o Planejamento Democrático esta semana. Nesta segunda-feira (09), será a vez dos delegados da 3ª região, que vão se reunir na Associação dos Moradores de Mangabeira VII. Na quarta-feira (11), na escola Nazinha Barbosa, em Manaíra, os da 1ª região vão conhecer dos secretários da Prefeitura de João Pessoa quais as obras solicitadas pela população que vão poder ser realizadas de acordo com as prioridades eleitas no início do ciclo. O Planejamento Democrático começa às 19h30.