Orçamento Democrático lança canal de interação na internet

Por - em 20

O Orçamento Democrático (OD), um dos instrumentos de participação popular implantado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), agora conta com mais um canal de interação com os moradores da cidade. Trata-se da página do OD na internet, lançada na tarde desta quarta-feira (24) pelo vice-prefeito Luciano Agra. A solenidade aconteceu no auditório do Paço Municipal e contou com a participação de delegados (as) e conselheiros (as) do Orçamento Democrático, secretários e população.

“Estamos regando uma árvore que já criou raízes e deu muitos frutos. O Orçamento Democrático é uma pérola dessa administração, que abriu espaço ao povo, afirmando que ele tem papel importante nas decisões de governo. O site é mais uma modalidade de participação democrática, que vai ampliar o alcance do OD e possibilitar que todos integrem este processo”, enfatizou Luciano Agra.

Através do endereço eletrônico www.od.joaopessoa.pb.gov.br a população pode conhecer todo o processo do Orçamento Democrático e participar das discussões de governo. A apresentação para o público do que o site disponibiliza foi feita pela coordenadora do OD, Ana Paula Almeida, que definiu o mecanismo como um marco. “Este site marca um novo período para o OD, que completa cinco anos de atuação, período que foram conquistadas e construídas muitas ações para a nossa cidade. Este é mais um mecanismo de interação entre o governo e a população, fortalecendo e completando essa história de transparência implantada pela prefeitura de João Pessoa”, definiu a coordenadora.

O novo espaço de interação com a população traz toda a história do Orçamento Democrático, como surgiu a ideia, além de informações sobre as etapas, ciclos e listagem com nomes e contatos de todos os conselheiros (as) e delegados (as). Na página principal, o usuário encontra uma mapa interativo com a delimitação das 14 regiões em que a cidade foi dividida, as obras realizadas, vídeos e galeria de fotos.

O site ainda disponibiliza para os usuários todo o material educativo e informativo confeccionado pelo OD, como cartilhas, relatórios e notícias. Também é oferecido um espaço com o calendário extra-ciclo, onde serão divulgados reuniões, capacitações, atividades de planejamento, entre outros eventos.

O secretário de Transparência Pública (Setransp), Jorge Camilo, destacou em seu discurso que a página do OD na internet vai ampliar, e muito, a capacidade do povo de participar ainda mais da gestão. “ Com as plenárias do OD abrimos primeiramente o canal físico de diálogo com a população, onde tivemos cerca de 600 pessoas nas reuniões. Agora, estamos ampliando o meio de interação, abrindo um novo canal de participação. O cidadão que não tem como ir às plenárias terá a possibilidade de acessar o instrumento de casa, do trabalho, de uma lan house”, destacou o secretário.

Ao fim do lançamento, o vice-prefeito Luciano Agra inaugurou um outro canal de interação do OD no twitter, onde responde perguntas de alguns internautas sobre o Orçamento Democrático.