Orçamento Democrático percorre 14 regiões e elege 344 delegados

Por - em 85

A Prefeitura de João Pessoa, através da Coordenadoria do Orçamento Democrático (OD), finalizou a realização das Assembleias Populares Regionais referentes à segunda etapa do Ciclo 2011. Durante o mês de maio, o OD percorreu as 14 regiões orçamentárias da cidade para eleger os representantes da população junto ao Orçamento Democrático. Foram eleitos 344 delegados, sendo 258 titulares e 86 suplentes.

As Assembleias Populares Regionais acontecem a cada dois anos para a escolha dos delegados e delegadas do OD. Eles exercem um mandato de dois anos de forma voluntária e atuam no acompanhamento e fiscalização das ações previstas na Lei Orçamentária Anual (LOA). É nesta lei onde estão inseridas muitas das demandas dialogadas com a população durante as Audiências Regionais (1° etapa do ciclo OD 2011).

“Os delegados colocam em prática a democracia participativa e têm o papel de fiscalizar os investimentos da Prefeitura, além de ser uma ponte entre a comunidade e a gestão.”, explicou o coordenador do Orçamento Democrático, Tibério Limeira.

Para ser eleito delegado regional, os critérios são ser maior de 16 anos, não ter nenhum vínculo empregatício com a Prefeitura de João Pessoa e ser morador da região em que se candidata. Na hora da inscrição, o candidato também tinha que apresentar comprovante de residência e carteira de identidade.

“A nossa luta é em defesa da comunidade porque queremos ajudar a construir uma cidade melhor a cada dia, opinando e colaborando com a Prefeitura”, declarou a delegada eleita da 13° região, Francinete Seridó, moradora da Comunidade Vila Tambauzinho.

A realização das Assembleias Populares Regionais envolveu mais de 2.500 moradores da Capital, em todas as regiões de João Pessoa, no processo de escolha de seus representantes, exercitando os princípios da cidadania ativa. “A participação da população durante esta etapa foi fundamental para elegermos os delegados do OD. Eles têm o papel de deliberar e acompanhar as prioridades para os recursos de investimentos junto à Prefeitura”, esclareceu o coordenador do OD, Tibério Limeira.

A próxima etapa do Ciclo 2011 é a Assembleia Geral de Delegados, em 16 de julho, onde os delegados (novos e reeleitos) vão escolher os novos conselheiros do Orçamento Democrático.