Orçamento Democrático realiza audiência para debater habitação

Por - em 43

A Coordenadoria do Orçamento Democrático (OD) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) realizou na noite desta quarta-feira (17), a primeira audiência setorial da 4ª etapa do Ciclo 2010 com representantes da Secretaria Municipal de Habitação (Semhab). Moradores, delegados e conselheiros do OD de todas as regiões da Capital tiveram a oportunidade de discutir e tirar dúvidas sobre as ações previstas para 2011 no que se refere à habitação. A audiência foi realizada no Centro Esportivo Chievo Brasil, no bairro do Alto do Mateus, que integra a 9º região.
Durante a audiência, o secretário adjunto da Semhab, José Guilherme,informou à população que João Pessoa foi a cidade brasileira que mais reduziu o déficit habitacional. Ele enumerou as ações da Prefeitura nesta área: a construção de mais de 2.000 casas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, nos bairros do Colinas do Sul, Valentina e Bairro das Indústrias. Segundo José Guilherme existe a previsão de serem entregues novas moradias até março de 2011.
Sobre o Programa de Subsídio à Habitação (PSH), que atende famílias que têm casas construídas em taipa, o secretário adjunto disse que deverão ser construídas novas moradias, dentro da 3° e 4° etapas do programa. “ A Ilha do Bispo será beneficiada com 288 casas, o Timbó com 136, a Comunidade Taipa com 114 unidades habitacionais e no entorno do rio Jaguaribe com 1.266 sendo 846 no alto do rio e 420 no baixo. Também estão em licitação as obras de urbanização com construção de unidades habitacionais para as comunidades Maria de Nazaré, Saturnino de Brito, Porto do Capim e os Casarões de João Suassuna”, informou.
Para a delegada da 13° região, Francinete do Nascimento, a audiência setorial com a Semhab foi muito importante “A habitação deve ser prioridade de todo governo, a prioridade tem que ser sempre de sanar o problema das pessoas que pagam aluguel. Esse processo democrático de nos escutar, que o OD realiza, eu tiro o chapéu porque vejo as melhorias na minha região” relatou .
Durante a audiência, realizada no Alto do Mateus (9º região), o recém empossado coordenador do OD, Tibério Limeira foi acolhido pela população e lembrou a importância do Orçamento Democrático para a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). A plenária teve a participação de pessoas de todas as regiões orçamentárias de João Pessoa. Os participantes levantaram questões relacionadas à habitação de bairros e comunidades como Beira Linha, Porto do Capim, Maria de Nazaré, Comunidade do S, São Domingos, Vila do Sol, Ilha do Bispo e Alto do Céu. “ Esta audiência é muito importante para nós que precisamos de casa, de um lugar para morar, por isso estou participando, porque acredito que posso conseguir participando das reuniões do Orçamento Democrático” declara Severina Cosme dos Santos, moradora do Alto do Mateus, da comunidade Beira da Linha.