Orçamento Democrático vistoria obras executadas pela Prefeitura

Por - em 46

Com o objetivo de monitorar a execução das obras realizadas pelo Governo Municipal em João Pessoa, os conselheiros regionais participaram nesta terça-feira (10) da segunda comitiva do Orçamento Democrático (OD). O grupo contou com as presenças do secretário adjunto de Infraestrutura (Seinfra), Desdeute Queiroga, da coordenadora do Orçamento, Ana Paula Almeida, e da arquiteta da Secretaria de Planejamento (Seplan), Susana Acioli, além dos engenheiros responsáveis pelas ações e dos articuladores regionais.

O Parque Solon de Lucena foi a primeira obra a ser visitada pela comitiva. O engenheiro responsável pela obra, Sérgio Almeida, e o secretário adjunto da Seinfra, Deusdete Queiroga, mostraram aos conselheiros todas as intervenções que a Prefeitura da Capital está promovendo no local.

A Lagoa, como é mais conhecida pela população, está sendo totalmente revitalizada. “Os trabalhos vão desde a retirada das bancadas de areia formadas pelo acúmulo de resíduos, até os serviços de alvenaria nas bordas da lagoa, como também a identificação e fechamento dos condutores de esgoto irregulares das galerias de drenagem pluvial e a colocação de iluminação ornamental”, explicou o secretário. A próxima etapa serão as ações de jardinagem e paisagismo e a reforma da fonte.

A praça Venâncio Neiva (Pavilhão do Chá) foi a segunda obra que recebeu a visita dos conselheiros. A revitalização da praça está sendo realizada em duas fases. Já recebeu novos bancos, jardins, calçamento, iluminação e teve a mureta toda recuperada. Esta primeira etapa contou com investimentos de R$ 385.725,26. Agora, a Prefeitura de João Pessoa, com recursos próprios, está realizando toda a recuperação do pavilhão, que vai manter toda a sua estrutura, datada do ano de 1933, e contará com espaço de leitura e cafeteria.

“Estas visitas que o Orçamento Democrático está fazendo às obras que a prefeitura está realizando são muito importantes e, assim, nós que fazemos o Conselho ficamos por dentro de tudo e sabemos que o governo está trabalhando por toda a cidade. Isto é transparência”, afirmou a presidente do Conselho do OD, Marlene Sousa de Oliveira.

Ainda pela manhã, a comitiva do Orçamento Democrático seguiu para o bairro do Róger, onde conheceu as dependências e os serviços prestados na Unidade de Saúde da Família. O grupo também fiscalizou os serviços de pavimentação e drenagem que foram feitos nas ruas Maurício de Oliveira Lima, Nilton Lacerda e João Galdino de Carvalho, todas no bairro 13 de Maio.

À tarde, a comitiva encerrou as visitas no bairro de Mandacaru, onde conheceu a Escola Municipal Violeta Formiga, o posto de Saúde da Família e o Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Oduvaldo Batista, no Alto do Céu, e as 106 casas que foram construídas nas comunidades Jardim Mangueira e Alto do Céu. A próxima comitiva do Orçamento Democrático vai acontecer no próximo dia 18.