Orçamento Participativo realiza penúltima plenária em Oitizeiro

Por Mônica Melo - em 459

Nesta quarta-feira (19) aconteceu mais uma assembleia regional do Ciclo 2017 do Orçamento Participativo (OP) de João Pessoa. Esta foi a sexta assembleia do ano e reuniu os moradores dos bairros da 8ª e 9ª Regiões de Participação Popular (RPPs), na Escola Municipal Castro Alves, localizada no bairro de Oitizeiro.

A 8ª RPP compreende os bairros Bairros de Cruz das Armas, Funcionários I, Jardim Planalto, Oitizeiro. Comunidades Jardim Guaíba, Baleado, Lagoa Antônio Lins, Alvorada I e II, Novo Horizonte II, Ribeirinhas, Travessa São Luiz e Buraco da Gia.

Já a 9ª RPP é formada pelos bairros do Alto do Mateus, Ilha do Bispo, Bairro dos Novais, Centro Histórico, Varadouro. Comunidades Distrito Mecânico, Beira da Linha, Conjunto do IPEP, Comunidade 5 de junho, Conjunto Tiradentes, Conjunto dos Motoristas, I, II e III, Juracy Palhano, São Judas Tadeu, Miramangue, Jardim da Mônica, Aratu, Buraco da Gia, Rua da Lama, Vila União, Tanque, Redenção, Av. Nova Liberdade, José Félix, Coronel Bento, Cícero Moura, Condomínio Índio Piragibe, Conjunto Frei Marcelino, comunidades Dom José Maria Pires, Bola na Rede, Ninho da Perua, Campo da Alvorada, Independência, Porto do Capim, Frei Vital, Praça 15 de Novembro, Vila Nassau, Trapixe, Renascer I, Santa Emília de Rodat e Saturnino de Brito.

Na ocasião, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, lembrou que a assembleia desta quarta-feira (19) é a penúltima e avaliou positivamente o ciclo atual. “Estamos rodando toda a cidade e ouvindo as pessoas para aprimorar a forma de fazer política. Vamos ouvir com mais atenção e queremos que a população participe não apenas do OP, mas da gestão inteira”, defendeu.

O secretário do Orçamento Participativo, Francisco José das Chagas ressaltou que em todas as plenárias prevaleceu o diálogo harmonioso e eficiente com a população. Ele lembrou que prova disso é que a reforma do próprio ginásio onde estavam, por exemplo, tinha sido demanda eleita pelo Orçamento Participativo.

Além da reforma do ginásio, através do OP foi realizada na 8ª RPP a reforma e recuperação do gramado do Estádio da Graça, a revitalização da Praça General Lavanere Wanderley, a reforma da Escola Aníbal Moura, a UPA Cruz das Armas, a reforma e ampliação da Crei Alexandre Ramalho Filho e a requalificação e revitalização da Escola Municipal Castro Alves.

Já a 9ª RPP foi beneficiada com a reforma e ampliação da USF Alto do Mateus I e IV, reforma e climatização da Escola Municipal Ana Nery, 24 unidades habitacionais adaptadas na comunidade Sassá, a reforma e ampliação da USF Ilha do Bispo I e II.  Também a reforma da Escola Municipal Professor João Medeiros, do CREI Maricele Carneiro, da Escola João Santa Cruz, a entrega da Casa da Pólvora e do novo Centro Cultural Casa da Pólvora, a revitalização da Praça da Pedra e do Hotel Globo, o Posto Avançado da Guarda Municipal, a urbanização da Saturnino de Brito, pavimentação, drenagem e contenção de encostas e a reforma da Escola Municipal Damásio Barbosa da Franca.

Em 2017, ocorrerão um total de sete plenárias ao invés de 14, cada uma reunirá a população de duas Regiões de Participação Popular (RPP). As RPPs são a maneira como o Orçamento Participativo agrupa os bairros da cidade de João Pessoa de acordo com a sua localização.

Durante as Reuniões Preparatórias, foram realizadas as eleições dos Conselheiros do Orçamento Participativo. Durante as Assembleias Regionais serão legitimadas a candidatura ao cargo através de preenchimento de formulário específico, atestando a condição de aptidão para ocupar o cargo, bem como com a apresentação de dez assinaturas de moradores da região que legitimarão a candidatura.

Durante as Reuniões Preparatórias, foram realizadas as eleições dos Conselheiros do Orçamento Participativo. Durante as Assembleias Regionais foram legitimadas a candidatura ao cargo através de preenchimento de formulário específico, atestando a condição de aptidão para ocupar o cargo, bem como com a apresentação de dez assinaturas de moradores da região que legitimarão a candidatura.