Orçamento Popular será tema de debates na Capital em 2010

Por - em 46

A cidade de João Pessoa vai sediar em 2010 o IV Encontro da Rede Nordestina de Orçamentos e Participação Popular. A decisão aconteceu durante o III Encontro da Rede, que aconteceu esta semana na cidade de Fortaleza, reunindo gestores de 10 cidades do País, com objetivo de promover uma troca de conhecimentos sobre a prática e implementação dos Orçamentos Participativos pelo Brasil, além de fomentar a organização de redes regionais.

A reunião contou com a participação dos representantes de João Pessoa (PB), Olinda ( PE), Natal (RN), Picuí (PB), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Serrinha (BA), Fortaleza (CE), Barbalha (CE) e Cascavel (CE).

A coordenadora do Orçamento Democrático de João Pessoa, Ana Paula Almeida, disse que a escolha da Capital paraibana como sede do próximo encontro será uma grande oportunidade para reunir as experiências dos orçamentos participativos que existem no Brasil.

“Esta troca de experiências é muito rica, pois podemos conhecer de perto a realidade de cada cidade e criar espaços para que se concretizem momentos como estes, que só fortalecem a democracia participativa”, afirmou a coordenadora. A Coordenadoria do Orçamento Democrático faz parte da Secretaria da Transparência Pública (Setransp).

Durante o encontro, Ana Paula apresentou a experiência de João Pessoa e citou as principais conquistas alcançadas pela população ao longo destes cinco anos da existência do OD no município, como a construção de escolas, creches, praças e unidades de saúde da família. Ela falou também da implantação do Núcleo Intersetorial de Informação.

“Este mecanismo nos possibilitará melhorar o diálogo da Prefeitura de João Pessoa com a população, levando respostas mais rapidamente às necessidades das comunidades”, explicou. A reunião também teve como proposta fortalecer a Rede Nordestina de Orçamentos Participativos (OPs), e contou com a presença da coordenadora da Rede Brasileira de OPs, Claudinéia Ferreira Jacinto.

“O próprio fato de promover o encontro e a troca de idéias entre as cidades nordestinas que instalaram o orçamento participativo é muito salutar e de fundamental importância, e o espírito da Rede Brasileira é o de apoiar e sempre participar de atividades como estas”, disse. Na ocasião, foi lançada a revista comemorativa aos quatros anos de instalação do Orçamento Participativo em Fortaleza, no Museu das Artes da Universidade Federal do Ceará (UFC).