Órgãos da PMJP participam da Feira Contra a Corrupção

Por - em 19

A Secretaria da Transparência Pública da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) participou da Feira Contra a Corrupção, nesta quarta-feira (09), na Praça Vidal de Negreiros (Ponto de Cem Réis). A atividade, que marcou o Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado nesta data, é uma iniciativa do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco), entidade da qual a Setransp faz parte.

A Coordenadoria do Orçamento Democrático e a Ouvidoria Municipal também participaram da feira. A Ouvidoria recebeu demandas, como denúncias, elogios, reclamações e sugestões sobre os serviços e ações prestados pela Prefeitura Municipal, e o Orçamento Democrático informou como a população pode contribuir com a elaboração do orçamento público. Houve ainda distribuição de adesivos contra a corrupção, fornecimento de informações sobre a Campanha Ficha Limpa e apresentações culturais, entre outras ações.

O evento teve como objetivo divulgar informações e modo de atuação dos órgãos que atuam diretamente no combate à corrupção, despertando a população para denunciar esta prática e, desta forma, evitar que os recursos públicos sejam desviados. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a economia brasileira perde com a corrupção, todos os anos, de 1% a 4% do PIB. Estimativas feitas pelos órgãos de fiscalização somente com base nos recursos movimentados pelas prefeituras (cerca de R$ 120 bilhões ao ano) indicam índice próximo de 25% de desvios, em áreas como saúde e educação.

História – O Dia Internacional contra a Corrupção é comemorado em 9 de dezembro porque foi nesse dia que o Brasil e mais 111 países assinaram a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, na cidade mexicana de Mérida. O Congresso Nacional brasileiro aprovou o texto em maio de 2005 e no dia 31 de janeiro de 2006 a Convenção foi promulgada, passando a vigorar no Brasil com força de lei.