Orgulho LGBT é comemorado em João Pessoa com shows e performances

Por - em 91

Esse domingo (26) foi de festa na orla das praias de Tambaú e Cabo Branco. O local recebeu a 11ª Parada do Orgulho e da Cidadania LGBT de João Pessoa. O evento reuniu lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e demais cidadãos comprometidos com os direitos humanos e o direito à afirmação da identidade de gênero e à livre orientação afetivo-sexual.

Antes de subir ao palco, a cantora Wanessa, principal atração do dia, falou sobre a importância desse tipo de movimento para a sociedade. Para ela, é importante que as pessoas se preocupem em se unir em busca de seus direitos. “Hoje, a comunidade LGBT não é mais uma minoria. Eles estão a fim de buscar o que merecem: poder andar nas ruas sem medo e mostrar seu carinho e afeto pelo seu parceiro. É por isso que acontece esse encontro de festa, música e comemoração, pelo orgulho de mostrar quem a gente realmente é”, disse a artista.

Antes de Wanessa, se apresentaram no palco as cantoras locais Mira Maya e Natalie de Lima. Houve também performances de drags queens. O evento, que começou pela manhã e foi até a noite, contou ainda com a participação de DJs e bandas tocando em cima de trios elétricos.

Em meio a adultos, crianças e idosos, o estudante Fabrício Medeiros e seus amigos foram apoiar a causa. “A cada ano, o evento fica mais reconhecido na cidade. Isso é importante para que a sociedade perceba os direitos da comunidade LGBT”, disse. “Mais do que uma festa da diversidade sexual, é uma celebração ao amor”, acrescentou a estudante Dayse Evellyn.

A Parada LGBT é realizada pelo Movimento do Espírito Lilás (MEL) e o Grupo de Mulheres Maria Quitéria (GMMQ), com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope) e das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), de Infraestrutura (Seinfra), de Mobilidade Urbana (Semob) e de Saúde (SMS), além do Conselho Regional de Serviço Social (Cress-PB) e da Casa Civil do Governo Estado, entre outros.