Orla terá área sinalizada para o uso de turistas que passeiam de buggies

Por - em 41

A Superintendência de Transporte e Trânsito de João Pessoa (STTrans) vai sinalizar um trecho da orla da Capital para o embarque e desembarque de passageiros. A ação atende a uma solicitação da Secretaria Executiva de Turismo (Setur), que encaminhou o pedido ao órgão responsável pela gestão do trânsito na cidade, conforme ficou acertado no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo poder público e entidades do trade turístico, em dezembro do ano passado.

O superintendente da STTrans, Deusdete Queiroga, disse que os técnicos do órgão ainda estão estudando a área que ficará reservada para essa finalidade. “Provavelmente será a Avenida Nego, pois os condutores de buggies já utilizam o espaço para esse fim”, comentou. A estimativa é que até o final desse mês a área esteja sinalizada.

Profissionalismo – O secretário de Turismo da Capital, Elzário Pereira Júnior, disse que uma série de medidas vem sendo tomada pelo órgão municipal para fortalecer a atividade dos condutores de buggies na cidade. Uma delas aconteceu na manhã da última segunda-feira (10), quando foram entregues certificados, crachás e selos de identificação do serviço de ‘Buggytur’ aos condutores da Cooperativa dos Profissionais de Transporte de Lazer da Paraíba (Cooperbuggy), que cumpriram as determinações do TAC.

O secretário lembra que desde 2005 o município vem concentrando esforços para favorecer o exercício profissional da categoria. Naquele ano foi realizado em parceria com o Senac um curso de ‘Guia de Turismo Regional’, a maioria condutores de buggies. Após a realização do curso, foi constituída a Cooperbuggy, já em 2006.

Elzário Júnior lembra que os esforços da Prefeitura são para normatizar esse tipo de serviço, oferecendo tranqüilidade e segurança na hora da escolha do buggy para os passeios turísticos pela Capital, e também para fortalecer essa atividade profissional que é reconhecida pelo Ministério Turismo.