Orquestra ‘Toque de Vida’ é atração no Ponto de Cem Réis

Por - em 22

A Praça Vidal de Negreiros, popularmente conhecida como Ponto de Cem Réis, recentemente restaurada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), recebe nesta sexta-feira (11), a partir das 17h, a Orquestra ‘Toque de Vida’. A apresentação faz parte do Circuito Cultural das Praças e terá a participação especial dos bailarinos Eugra Souto, Victor de Sá e Silvia Thó, especializados em Dança de Salão. O evento é promovido pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

‘Toque de Vida’ – A big band da Escola de Música Toque de Vida (Emtoque), do bairro de Jaguaribe, é formada por mais de 25 músicos entre professores e alunos. O grupo apresentará um repertório de estilo variado e ritmos ecléticos, com muita MPB, boleros, sambas, chorinho e bossa nova.

A origem desse tipo de organização musical (big band) é norte-americana. Surgiu nos Estados Unidos em meados dos anos 30 do século passado, a partir da imigração européia de anos anteriores. A guerra civil norte-americana teve sua parte no processo, quando instrumentos de sopro e tambores, deixados nos campos de batalha, foram encontrados por jovens negros. Eles aprenderam sozinhos a dominar os sons desses instrumentos, juntando-se a outros jovens nas ruas da cidade de New Orleans, para tocar os ritmos sincopados que viriam a ser a gênese do jazz.