Orquestra de Câmara de João Pessoa encerra programação do Cineport

Por - em 51

A Orquestra de Câmara Cidade de João Pessoa (OCCJP) vai se apresentar no encerramento do 5◦ Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (Cineport), neste domingo (25), a partir das 21h, na Tenda Música da Usina Cultural Energisa. No repertório, estão obras de José Alberto Kaplan, Clóvis Pereira e Darius Milhaud. O evento, que reúne nomes nacionais e internacionais da sétima arte, é promovido pela Fundação Ormeo Junqueira Botelho e conta com o apoio da Prefeitura de Capital, por meio de sua Fundação Cultural (Funjope).

“Abertura Festiva” será executada no início da apresentação da OCCJP. A obra é do compositor argentino, radicado em João Pessoa, José Alberto Kaplan, falecido há dois anos. O grupo erudito vai interpretar ainda “Concerto para violino e orquestra”, do pernambucano Clóvis Pereira, também compositor de frevos e arranjador.

Boa parte da apresentação da Orquestra de Câmara vai contar ainda com um repertório extenso do compositor e professor francês, Darius Milhaud, falecido em 1974. O músico foi um dos mais produtivos do século XX. Sua marca é o jazz e a forma de conciliar o uso de múltiplas tonalidades ao mesmo tempo. Do artista serão executadas “Saudades do Brasil op. 67b”, “Overtue” e uma série de composições cujos títulos fazem referência a bairros do Rio de Janeiro.

Orquestra de Câmara – A OCCJP é um projeto iniciado em 2001 sob responsabilidade da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec), sendo viabilizada por meio da antiga Lei Viva Cultura. Atualmente, o grupo está ligado à Funjope e se consolidou como um espaço musical de preparação artístico profissional de jovens músicos entre 18 a 28 anos do curso de Bacharelado. É também voltado a atividades de extensão da UFPB.

Dentre outros projetos, a OCCJP vem realizando uma série de apresentações intitulada “Nossos Solistas”. Nessas ocasiões, os instrumentistas da própria orquestra são os solistas. O grupo promove ainda projetos especiais, que são apresentações diferenciadas, a exemplo do concerto de encerramento do Festival Cineport.