Orquestra de Câmara de JP toca na abertura do Cineport, nesta 6ª

Por - em 53

A Orquestra de Câmara Cidade de João Pessoa (OCCJP) vai apresentar toda a sua beleza e harmonia na abertura oficial da 4ª edição do Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (Cineport), que acontece a partir desta sexta-feira (1º) até o dia 10 de maio na Usina Cultural Energisa, com apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por intermédio dE sua Fundação Cultural (Funjope).

A abertura oficial, apenas para convidados, acontece às 19h, com a exibição trechos do filme ‘Sob o Céu Nordestino’ (1928), de Walfredo Rodriguez, considerado a primeira gravação audiovisual da Paraíba. Alguns trechos do filme foram perdidos na Europa. Aqueles recuperados inspiraram a trilha sonora, composta mais de 80 anos depois pelo maestro Carlos Anísio, que é regente adjunto da Orquestra de Câmara Cidade de João Pessoa e vai reger a música durante a abertura do Cineport. Enquanto a OCCJP estiver tocando, as imagens de ‘Sob o Céu Nordestino’ serão exibidas na tela.

A Orquestra é um projeto iniciado em 2001, sob responsabilidade da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). A idéia foi viabilizada por meio da antiga Lei Viva Cultura e o grupo surgiu há quase 5 anos e se consolidou como um espaço musical de preparação artístico-profissional, especialmente para jovens na faixa etária de 16 a 25 anos. Atualmente, a iniciativa está sob a responsabilidade da Funjope e participa ativamente da cena cultural da Capital.