Orquestra de Câmara de JP faz concerto em homenagem a Augusto dos Anjos

Por - em 119

Neste final de semana, sábado (18) e domingo (19), a Orquestra de Câmara da cidade de João Pessoa realiza concerto e espetáculo inédito em comemoração aos 100 anos do livro “Eu” de Augusto dos Anjos. O concerto será no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, às 17h. A entrada é gratuita

Cerca de 60 pessoas estarão em cena nesta apresentação intitulada “Eu, Augusto”. São músicos da orquestra, componentes do coral, atores do Grupo Lavoura e convidados, entre eles o cantor Escurinho e o músico Esmeraldo Rodrigues, da Chico Corrêa Eletronic Band. A regência é do maestro Eli-Eri Moura. O concerto/espetáculo é promovido pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

A proposta é transformar o auditório em um imenso livro sonoro, com os integrantes da orquestra, do octeto vocal e as caixas de som posicionadas em diferentes recantos do espaço. Parte dos músicos e cantores senta-se nas poltronas dos espectadores, enquanto a outra se posta nas laterais do auditório, ao redor do público. Apenas o ator assume o palco principal. A atriz fica num palco por trás da última fileira de poltronas.

“A ideia é proporcionar ao espectador uma experiência na qual ele percebe os sons atravessarem o espaço ao seu redor. Buscar uma apreciação não só de timbres e notas, mas da ‘espacialização’ do som”, explicou o maestro Eli-Eri.

Os poemas musicados são “O Morcego”, “Caixão Fantástico”, “Poema Negro”, “Idealização da Humanidade Futura”, “Solitário”, “Vozes da Morte”, “A ideia”, “Idealismo”, “Idealização da Humanidade Futura”, “Debaixo do Tamarindo”, “A Árvore da Serra”, “Noite no Cairo”, “Insônia”, “Barcarola”, “Budismo Moderno”, “Sobre o Vento” e “Os Doentes”.

O maestro – Eli-Eri Moura é natural de Campina Grande (PB). É compositor, regente e teórico brasileiro. Atualmente, trabalha na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) como professor dos programas de graduação e pós-graduação em música. Idealizador e primeiro coordenador (2003-2007) do Laboratório de Composição Musical da UFPB (Compomus). Primeiro professor de composição musical da UFPB, ele foi responsável pela implantação dessa área em diversos níveis, incluindo os cursos de extensão em composição do Compomus, em 2003, dos quais surgiu o atuante grupo Novos Compositores da Paraíba. É diretor do Grupo Sonantis, de música contemporânea, com o qual lançou em dezembro de 2006 o CD Eli-Eri Moura: Música de Câmara.

Ficha Técnica:

Compositores: Arimatéia Melo, Didier Guigue, Eli-Eri Moura, Escurinho, Esmeraldo Marques, J. Orlando Alves, Marcílio Onofre, Rogério Borges, Valério Fiel, Wilson Guerreiro.

Atores: André Morais e Cely Farias

Direção de Cena e Iluminação: Jorge Bweres

Octeto Vocal:

Coro Sonantis (Compomus/UFPB)

Sopranos: Christiane Alves, Maria Juliana

Contraltos: Gabriella Grisi, Mariana Duarte

Tenores: Edd Evangelista, Michel Costa

Baixos: Micherlon Franca, Rafael Laurindo

Teclados: Didier Guigue e Esmeraldo Marques

Percussão/Canto: Escurinho

Difusão dos Sons Eletrônicos: Marcílio Onofre e Valério Fiel

Regência: Eli-Eri Moura

 

SERVIÇO:

Apresentação do espetáculo “Eu, Augusto”, com concerto da Orquestra de Câmara de Câmara de João Pessoa

Sábado (18) e Domingo (19)

Hora: 17h

Local: Auditório da Estação Cabo Branco

Informações: 3214.8270 – 3214.8303

Twitter: @estacaocb

Acesse: http://joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb/

 

CONTATO PARA A IMPRENSA:

Eli-Eri Moura (Maestro)

Fone: 8899-3687

Email:elierimoura@hotmail.com