Orquestra de Câmara e Grupo Sa grama embalam Noite de Natal

Por - em 18

Sob os aplausos dos pessoenses, a Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa e o grupo pernambucano Sá grama criaram momentos de magia e encantamento nesta sexta-feira, noite de Natal (25) na orla da Capital. O Concerto de Natal, que atraiu centenas de paraibanos e turistas, abriu a programação de final do ano da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

No palco armado à beira-mar, em frente ao busto de Tamandaré, em Tambaú, os 40 músicos que integram a Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, sob a regência do maestro Gustavo Ginés de Paco, tocaram várias composições tradicionais do período natalino, como White Christmas, de Irving Berlin, Santa Claus is Coming to Town, de J. Fred Coots, Haven Gillespie e A Christmas Festival, do americano Leroy Anderson. A música We are the Word, de Michael Jackson e Lionel Richie, também integrou o repertório da Orquestra, primeira a se apresentar na noite de Natal.

O grupo Sa grama, que criou e gravou a trilha sonora original da microssérie O Auto da Compadecida, baseada no livro homônimo de Ariano Suassuna, encantou o público com seu trabalho baseado nas manifestações da cultura popular, com uma linguagem mais erudita. Com sete CDs gravados, o Sa grama, sob a direção artística e os arranjos assinados pelo professor e flautista Sérgio Campelo, apresentou em seu repértório composições como Presepada (Sérgio Campelo/Cláudio Moura); Caboclo de Orubá (Dimas Sedícias); Roi-couro (Dimas Sedícias); Banana Machucada (Sérgio Campelo) e Batata Doce (Sérgio Campelo). O grupo finalizou sua apresentação individual com “Mundo do Lua”, um pout pouri com músicas do rei do baião Luiz Gonzaga.

Grande encontro – O encontro, no palco, da Orquestra de Câmara e do Grupo Sa grama encerrou com chave de ouro e sob fortes aplausos do público o Concerto de Natal promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope). Juntos na noite de Natal, eles apresentaram Louvação e Gajeiro, ambas de Cláudio Moura; Guerreiros do Além-mar e Severino de Sérgio Campelo; Boi Babá, de Dimas Sedícias; além de Uma Estrela Renasce no Céu, Camponeses e Vinde, Vinde, Moços e Velhos, as três últimas de domínio público. Foi um momento mágico, maravilhoso. Ouvimos músicas natalinas eruditas e composições nordestinas que integram esse ciclo natalino. Estou encantada”, declarou entusiasmada a advogada Karla Martins, que assistiu ao lado do marido e dos dois filhos a apresentação da Orquestra e do Sa grama.

Música do Mundo – A programação de final do ano segue neste sábado (26), às 18h, também em frente ao busto de Tamandaré, com o projeto Música do Mundo, onde se apresentarão até o dia 29 atrações instrumentais locais e internacionais. Neste sábado se apresentam no local o pianista pernambucano Vitor Araújo, a banda Rivotrill, também pernambucana, e o paraibano Edu Araújo.