Orquestra de Câmara faz primeiro concerto oficial do ano, nesta terça

Por - em 43

A música erudita, com nuanças sacras bem típicas da Semana Santa, será mostrada no primeiro concerto oficial da Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa em 2009. A apresentação acontece nesta terça-feira (8), a partir das 20h, no Centro Cultural São Francisco. A regência é do maestro Gustavo Ginés de Paco de Gea e o evento contará com a participação do Coral Villa-Lobos. No repertório, o público vai conferir composições de Antônio Vivaldi (1678-1741), W. A. Mozart (1756-1791) e D. Zipoli (1688-1726). A realização é da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), numa iniciativa de sua Fundação Cultural (Funjope).

Na abertura do concerto, será executada a ‘Missa da Criação’ (Josep Haydn). Em seguida, é a vez do ‘Concerto N° 10 em Si menor (Rv580)’, para quatro violinos, violoncello, cordas e contínuo, composto por Antonio Vivaldi. Os três movimentos da peça (allegro, largo e allegro) terão como solistas os músicos Marx Queiroz, Antônio Ramos Nogueir, Fernanda Lúcia Aciolly e Marcelo Vasconcelos.

O público poderá conferir ainda na noite peças de Wolfgang A. Mozart, como ‘Lacrimosa’, ‘Ave Verum Corpus’ e ‘Dies Irae’. Essa última terá participação especial do Coral Villa-Lobos. Para 2009, estão previstos 14 concertos sob o comando da Orquestra de Câmara de João Pessoa e a próxima apresentação, caracterizada como didática, será no dia 28 deste mês, no Teatro Ednaldo do Egypto, em Manaíra.

O grupo – A Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa é um projeto iniciado em 2001, sob responsabilidade da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). A idéia foi viabilizada por meio da antiga Lei Viva Cultura. Atualmente, a iniciativa está sob a responsabilidade da Funjope. O grupo surgiu há quase 5 anos e se consolidou como um espaço musical de preparação artístico-profissional, especialmente para jovens na faixa etária de16 e 25 anos.