Orquestra de Câmara faz única apresentação sábado

Por - em 58

Uma série de novos compositores, incluindo autores paraibanos, além de uma suíte do Balé ‘Estância’, do argentino Alberto Ginastera, estão no repertório da próxima apresentação oficial da Orquestra de Câmara Cidade de João Pessoa (OCCJP). O evento acontece neste sábado, (20), às 20h, no Cine Banguê da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc). A entrada custa um item de higiene pessoal. O material arrecadado será destinado à Casa da Criança Com Câncer. A realização é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

No início do concerto serão apresentadas as criações dos novos compositores. Isso inclui ‘Feira Livre’ (Jairo Pessoa); ‘Rapsódia Caribenha’ (Eduardo Tammy); ‘Prelúdio em Forma de Sonatina’ (Opus 24, de Samuel Cavalcanti Correia); ‘Sonatina N° 1’ (Rogerio Borges, em memória de Mabel de Brito Hipólito); ‘Parábola Nordestina’ (Música Armorial, de Rogério Borges); e ‘Matruᒠ(Sergio Campelo).

Na segunda parte do repertório, os músicos vão executar a suíte de danças do Balé ‘Estância’, do argentino Alberto Ginastera (1916-1983). Criada em 1941, a composição reúne as peças ‘Os Trabalhadores Agrícolas’, ‘Dança do Trigo’, ‘Os Peões de Fazenda’ e ‘Dança Final (Malambo)’. A regência de todo concerto está sob a responsabilidade do maestro Gustavo Ginés de Paco de Gea.

Os concertos oficiais da OCCJP acontecem uma vez a cada dois meses. Nesses momentos, a orquestra apresenta na programação um repertório mais amplo e rebuscado, levando assim um tempo mais extenso de apresentação.

A Orquestra de Câmara é um projeto iniciado em 2001, sob responsabilidade da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). A idéia foi viabilizada por meio da antiga Lei Viva Cultura. O grupo surgiu há quase cinco anos e se consolidou como um espaço musical de preparação artístico-profissional, especialmente para jovens na faixa etária de 16 a 25 anos.

Atualmente, Orquestra de Câmara está sob a responsabilidade da Funjope, participando ativamente da cena cultural da Capital. A sede da OCCJP fica no Casarão 34, que é uma unidade da Fundação Cultural de João Pessoa. O endereço é Praça Dom Adauto, nº 34, Centro de João Pessoa.