Orquestra de Câmara inicia série de ‘Concertos Didáticos’

Por - em 17

A Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa (OCCJP) inicia na próxima terça-feira (29), a nova temporada do projeto ‘Concertos Didáticos’, uma promoção da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) por meio de sua Fundação Cultural (Funjope). Este ano, todas as apresentações do projeto acontecerão às 15h, no Centro de Arte e Cultura Municipal, que funciona no Teatro Ednaldo do Egypto, em Manaíra, que é administrado pelo Governo Municipal.

A coordenadora do projeto, Erlaine Souza, contou que a iniciativa é dirigida aos estudantes da rede municipal de ensino e promovida numa parceria entre a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), que gerencia a Orquestra, mais a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), que elabora a programação das escolas atendidas.

Ela explicou que o objetivo principal do projeto é a formar novos consumidores e músicos de obras clássicas e eruditas, principalmente entre as crianças e jovens. Antes das apresentações, os integrantes da Orquestra fazem uma demonstração da composição de cada instrumento e sua sonoridade através de músicas infantis, estabelecendo assim uma maior proximidade entre o clássico e o popular.

Didática – Erlaine Souza contou que as crianças aprendem desde quem inventou o instrumento até o som que eles produzem. No final, alguns alunos são convidados a experimentar tocar o instrumento que têm mais simpatia. “É uma forma didática que ele acaba sendo instigado a participar e, quem sabe, despertar o interesse de aprender um novo instrumento”, comentou.

Ela disse ainda que, dependendo do instrumento de interesse, os estudantes são encaminhados a participar das oficinas do projeto ‘Ciranda Curricular’, das bandas marciais existentes nas escolas do município ou ainda das aulas dos cursos de extensão oferecidas pelo Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A programação do projeto ‘Concertos Didáticos’ ainda está sendo formulada pela Sedec. Eralaine Souza revelou que as escolas interessadas devem contatar a Diretoria de Gestão Curricular, para agendar a participação dos seus alunos. “Não se trata apenas de um entretenimento. As crianças têm aula sobre a história da música e a sonoridade e função de cada instrumento”, ressaltou a coordenadora.

Repertório – A Orquestra de Câmara surgiu em 2001 e desde então desenvolve o projeto junto aos alunos da rede pública de ensino. A Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa conta com 45 músicos sobre a regência do maestro Gustavo Paco de Gea.

No repertório do grupo estão peças da como ‘Pequena serenata noturna’, de Mozart (cordas); ‘No reino da Pedra Verde’, de Clóvis Pereira; ‘Pequena serenata noturna’, Mozart (madeiras); ‘Cantiga’, Clóvis Pereira; ‘Pequena serenata noturna’, Mozart (metais e percussão); ‘Tedeum’, Charpentier; ‘Em algum lugar do passado’, Rachmanioff; ‘Vou me casar’, Jackson do Pandeiro, e ‘Bumba meu boi’, Duda (Suíte Monette).