Orquestra de Câmara realiza concerto, domingo, na Estação

Por - em 35

A Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa dá continuidade a agenda de apresentações neste domingo (27), às 17h, no auditório da Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes, localizada na avenida João Cirillo Silva, Altiplano Cabo Branco. A entrada é aberta ao público.

O concerto será regido pelo maestro Gustavo De Paco de Gea com apresentação dos instrumentos das famílias das cordas, dos metais, madeiras, percussão e teclado. A primeira peça a ser executada será uma suíte de “Dom Quixote”, de autoria de G. Telemann. No segundo momento, a orquestra apresenta uma peça popular de Ernesto Nazareth (Odeón), com execução dos instrumentos da família das madeiras. Na sequência haverá apresentação dos instrumentos da família dos metais com a peça “Fanfarra Olímpica”, de J. Williams.

Logo após acontece a apresentação da percussão com o “Galope”, no estilo cantoria, de autoria de Guerra Peixe. Em seguida será a vez do teclado, com as peças “Cipó Branco” (Cussy de Almeida), a música tema do Fantasma da Ópera (A. Webber), além de “Hey Jude” (Lennon e Mc Cartney), tema de Missão Impossível (L. Schiffin) e seleção brasileira com xotes de Luiz Gonzaga.

O concerto na Estação tem o objetivo de proporcionar ao público, a cada dois meses, um momento de lazer e cultura com apresentação de uma orquestra, executando música de qualidade e mostrando um repertório variado, que vai desde o clássico até o popular, para agradar a todas as gerações.

A Orquestra – A Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa (OCCJP) foi criada no ano de 2001, por iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura do Município
(Sedec), com recursos provenientes da então Lei Viva Cultura, hoje Fundo Municipal de Cultura (FMC). Ela está vinculada à Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e, mesmo tendo surgido há apenas seis anos, se estabelece como um espaço importante no processo de formação de instrumentistas. A OCCJP é composta por jovens com idade variando entre 16 e 25 anos de idade, que vem desenvolvendo uma música de alto nível e cumprindo papel fundamental no fomento à cultura.

Durante todo o ano, a orquestra realiza concertos dentro de projetos elaborados que tem o intuito de elevar o nível cultural dos paraibanos, a exemplo dos ‘Concertos Didáticos’, promovendo o acesso à música e despertando o interesse pela busca de uma educação musical. Tem ainda o ‘Concerto da Estação’, apresentado aos domingos, no auditório da Estação Cabo Branco, com um repertório que varia do clássico ao popular. A entrada é aberta ao público.

Outro projeto desenvolvido pela orquestra são os ‘Concertos Comemorativos’, que rendem homenagem às datas comemorativas, a exemplo do Natal, Ano Novo, Semana Santa e Nossa Senhora das Neves. Além dos ‘Concertos Oficiais’, em que jovens músicos desenvolvem seus conhecimentos artísticos através de um repertório especialmente escolhido para tal fim, e os ‘Concertos Internacionais’, que contam com a participação de regentes e solistas estrangeiros, com o objetivo de proporcionar troca de experiências entre músicos.

A Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa é um espaço da prática musical em conjunto, contribuindo para a preparação artístico profissional de jovens músicos que além de darem continuidade à formação musical adquirem experiência para, no futuro, compor orquestras profissionais.

SERVIÇO:

CONCERTO NA ESTAÇÃO – ORQUESTRA CÂMARA DA CIDADE DE JOÃO PESSOA
Domingo (27)
Entrada franca
Local: Auditório da Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes
Hora: 17h00
Repertório: Clássico e Popular
Informações: 3214.8303
Av. João Cirillo Silva, S/N – Altiplano Cabo Branco – João Pessoa – Paraíba – CEP: 58.046-010
Contatos: (83) 3214.8303 / 8802-3255 / e-mail: fabath-ecartes@joaopessoa.pb.gov.br