Orquestra de Violões da Paraíba faz concerto neste domingo

Por - em 20

Um dos destaques da programação de aniversário de 3 anos da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes neste domingo (24) é o concerto da Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB), que volta a se apresentar no local. O evento começa às 19h, no auditório da Estação, com entrada aberta ao público.

No concerto, a OVPB executará canções nacionais e internacionais de compositores e músicos como: Edu Lobo, Michael Praetorius, Tom K, Rogério Borges, Villa Lobos, Piazzolla, Beatles, Pixinguinha, Luiz Gonzaga, Ernesto de Nazaré, Ary Barroso, Genival Macedo, entre outros. Na apresentação, também serão executadas canções do último CD do grupo, que foi gravado com recursos do Fundo Municipal de Cultura (FMC).

O grupo objetiva com seu trabalho fomentar a prática orquestral na área violonística e estimular o desenvolvimento musical dos indivíduos, a partir de um repertório eclético que favoreça uma prática interpretativa ampla e diversificada.

Histórico – A Orquestra de Violões da Paraíba foi criada em maio de 1992 pelo maestro Gladson Carvalho. Entre 1992 e 1997, a OVPB realizou concertos pelo interior da Paraíba, além de várias regiões do Nordeste. O grupo gravou dois CD´s inéditos, relançando um deles editado pelas Paulinas, que é vendido por todo Brasil e Europa, divulgando o nome e o potencial artístico e cultural da Paraíba.

No ano de 1997, o grupo foi desativado. Entretanto, sob a coordenação, iniciativa e regência de Carla Santos e Cyran Costa, a OVPB reestreou em novembro de 2007, após dez anos ausente dos palcos. O encantamento de sua reestreia, que foi recorde de público, marcou a nova fase da orquestra que, desde então, está em plena e constante atividade.

A Orquestra realizou, no ano de 2008, uma série de programas em parceria com a Rádio Tabajara FM, apresentado nas últimas sextas-feiras dos meses de janeiro, fevereiro e março pela maestrina Carla Santos e seu Assistente Cyran Costa. Nesse programa, intitulado ‘Canto das Cordas’, a Orquestra de Violões da Paraíba interpretou obras de compositores diversos, com temáticas e repertórios diferenciados.

SERVIÇO:

Orquestra de Violões da Paraíba

Dia: Domingo (24)

Local: Auditório da Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Artes (Altiplano)

Horário: 19h

Informações: 3214-8303 e 3214-8270.