Orquestra de Violões da PB faz concerto na Estação Cabo Branco

Por - em 51

A Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB) faz um concerto de relançamento do seu último CD no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes nesta quinta-feira (17), a partir das 19h. A regência da orquestra é da maestrina Carla Santos, com assistência do maestro Cyran Costa, e direção musical de Rogério Borges. A entrada é gratuita.

Nesta apresentação especial de Natal a Orquestra de Violões da Paraíba traz como músicos convidados as cantoras Maria Juliana Linhares e Amanda Cunha; o acordeonista Ricardo de Brito Rodrigues; a flautista Thallyana Barbosa; violonista de sete cordas Jerônimo Florentino no Violão; percussionista Lucas Freire; baterista Caio César do Nascimento e o baixista José Ilton Nunes. Juntos eles irão mostrar composições do mais novo Cd ‘Orquestra de Violões Interpretando a Paraíba’, que possui 11 composições de vários autores paraibanos, a exemplo de Sivuca e Glorinha Gadelha, Vital Farias, Chico César, Lúcio Lins, Canhoto da Paraíba e outros. No repertório do concerto desta quinta-feira estão previstas as execuções de duas novas músicas: ‘Valsa Sem Nome’, de Baden Powell, e ‘Baião Cigano’, do violonista cearense Nonato Luiz, ambas com arranjo do maestro Cyran Costa.

Para o diretor geral da Estação Cabo Branco, Fernando Abath, a Orquestra de Violões da Paraíba é um ícone na cultura paraibana por sua relevante contribuição musical e formativa. “Os concertos realizados na Estação Cabo Branco foram brilhantes e prestigiados por centenas de expectadores pessoenses e turistas de várias localidades. Todos aplaudiram incansavelmente, enaltecendo o trabalho realizado por essa renomada orquestra regida por profissionais de grande estirpe”, destacou.

História – A Orquestra de Violões da Paraíba foi criada em maio de 1992 pelo maestro Gladson Carvalho. Entre 1992 e 1997, a OVPB realizou concertos por diversas regiões do Nordeste e no interior da Paraíba. Gravou dois Cds inéditos, sendo que um deles foi relançado pela Paulinas. Este Cd ainda hoje é vendido por todo Brasil e Europa, divulgando o nome e o potencial artístico e cultural do Estado da Paraíba.
No de 1997, o grupo foi desativado. Entretanto, sob a coordenação, iniciativa e regência de Carla Santos e Cyran Costa, a OVPB reestreou em novembro de 2007, após dez anos ausente dos palcos paraibanos. O encantamento de sua reestréia, que superlotou uma das maiores salas de concerto da cidade, marcou a nova fase da orquestra que, desde então, está em plena e constante atividade, realizando concertos, participando de importantes eventos musicais, entre outras atividades.

Desta forma, a Orquestra continua fomentando a prática orquestral na área violonística e estimulando o desenvolvimento musical dos indivíduos, a partir de um repertório eclético que favoreça uma prática interpretativa ampla e diversificada. Uma das novidades em destaque é que a Orquestra realizou, em 2008, uma série de programas em parceria com a Rádio Tabajara FM, apresentando todas as últimas sextas-feiras dos meses de janeiro, fevereiro e março pela maestrina Carla Santos e seu Assistente Cyran Costa. Nesse programa, intitulado “Canto das Cordas”, a Orquestra de Violões da Paraíba interpretou obras de compositores diversos com temáticas e repertórios diferenciados. Contatos para concertos e apresentações ou compra de CDs poderão ser feitos pelo site www.orquestradevioloespb.com ou pelo email:contato@orquestradevioloespb.com.

SERVIÇO:

Concerto de Fim de Ano: ORQUESTRA DE VIOLÕES
Quinta-feira (17)
Hora: 19h00
Local: Auditório da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes
Entrada franca
Informações: 8853.4789 – Cyran Costa
32148303/8270