Orquestra de Violões e Grupo Kairós são atrações na Estação

Por - em 47

Entre as opções culturais para o dia dos pais estão as apresentações do grupo de teatro Kairós e Orquestra de Violões, nesta sexta-feira, dia 7 de agosto, no auditório da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes. As apresentações acontecem em dois horários, às 10h e 15h, e fazem parte das comemorações de aniversário de um ano da Estação Cabo Branco, localizada na Avenida João Cirillo Silva, no Altiplano Cabo Branco. A entrada é aberta ao público.

O Kairós encena o espetáculo “A Volta do Filho do Pródigo”. A montagem se baseia na parábola do Filho Pródigo e conta a história de um jovem que pede a seu pai a parte da herança que lhe cabe e vai embora em busca de aventuras. No entanto, ele não fazia idéia do quanto o pai sentia a sua falta e que passava horas e horas a espera do filho.

O espetáculo é dirigido por Carlos de Souza e tem sonoplastia de José Carlos França. No elenco estão os atores Edvaldo Félix, Wellandro Duarte, Valmir Ponttes, Jéssica Araújo e Carlos de Souza. “A Volta do Filho Pródigo” foi encenada pela primeira vez no Teatro Santa Roza, em João Pessoa, e retorna agora com nova roupagem e atores mais preparados.

Em seguida se apresenta a Orquestra de Violões, que teve casa lotada na Estação na apresentação de lançamento do novo CD do grupo intitulado “Interpretando a Paraíba”. Este é o quinto trabalho do grupo e um marco na nova fase da Orquestra de Violões da Paraíba regida pela maestrina Carla Santos e composta hoje por 30 violonistas, um percussionista e o assistente Cyran Costa. Com direção musical de Rogério Borges, o novo trabalho possui 11 composições de vários autores paraibanos, a exemplo de Sivuca, Glorinha Gadelha, Vital Farias, Chico César, Lúcio Lins, Canhoto da Paraíba e outros.

Os arranjos são de Cyran Costa e Rogério Borges. O grupo contou ainda com a participação especial das cantoras Maria Juliana e Amanda Cunha, da sanfoneira Lucyane Alves, da flautista Thallyana Barbosa, do violonista Jerônimo Florentino e do percussionista Wagner Santana.

Na opinião do maestro Gladson Carvalho, que escreve no encarte do CD, o trabalho possui um grau de excelência técnica e artística que não deixa a desejar a nenhum grupo de violões de fora do país. O novo CD da orquestra foi gravado no SG Estúdio, entre os meses de setembro a dezembro de 2008. O encarte do CD traz uma xilogravura de Francisco Sales Barros.
           
História – A Orquestra de Violões da Paraíba foi criada em maio de 1992 pelo Maestro Gladson Carvalho. Entre 1992 e 1997, a OVPB realizou concertos por diversas regiões do Nordeste e pelo interior da Paraíba, além de gravar dois CDs inéditos, relançando um deles pelas Paulinas, ainda hoje vendido por todo Brasil e Europa, divulgando assim o nome e o potencial artístico e cultural do Estado da Paraíba.
           
Em 1997, esse grupo foi desativado. Entretanto, sob a coordenação, iniciativa e regência de Carla Santos e Cyran Costa, a OVPB reestreou em novembro de 2007, após dez anos ausente dos palcos paraibanos. O encantamento de sua reestreia, que superlotou uma das maiores salas de concerto da cidade, marcou a nova fase da orquestra que, desde então, está em plena e constante atividade, realizando concertos, participando de importantes eventos musicais, entre outras atividades. Continuando, dessa forma, a fomentar a prática orquestral na área violonística e a estimular o desenvolvimento musical dos indivíduos, a partir de um repertório eclético que favoreça uma prática interpretativa ampla e diversificada.
           
Uma das novidades que merece destaque é que a Orquestra realizou, no ano de 2008, uma série de programas em parceria com a Rádio Tabajara FM, apresentado todas as últimas sextas feiras dos meses de janeiro, fevereiro e março, pela maestrina Carla Santos e seu Assistente Cyran Costa. Nesse programa, intitulado “Canto das Cordas”, a Orquestra de Violões da Paraíba interpretou obras de compositores diversos, com temáticas e repertórios diferenciados.
 
SERVIÇO:
TEATRO – A VOLTA DO FILHO DO PRÓDIGO
MÚSICA – ORQUESTRA DE VIOLÕES
Sexta-feira (7)
Horários: Manh㠖 10h00
Tarde – 15h00
Local: Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes
Entrada franca
Informações: 8875.3226 – 9981.9944 – Rogério Borges