Orquestra Safônica do Cariri faz concerto na Estação Cabo Branco

Por - em 20

Ao som de muito forró pé-de-serra e musicas regionais, a Orquestra Sanfônica do Cariri realiza apresentação neste domingo (28), a partir das 17h30, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, localizada no bairro do Altiplano. No concerto, que tem entrada aberta ao público, será lançado o primeiro CD da Orquestra, intitulado ‘Sanfonas do Cariri’.

Dirigida pelo maestro Adilson Bezerra , a Orquestra Safônica do Cariri é formada por 18 sanfoneiros e quatro percursionistas (zabumba, triângulo e pandeiro), que traduzem em seus instrumentos as mais belas expressões culturais nordestinas. A atual formação engloba sanfoneiros dos municípios de Monteiro, Sumé, Zabelê e Camalaú, que na apresentação deste domingo (28) vão executar as dez músicas do CD ‘Sanfonas do Cariri’, que traz composições próprias e do safoneiro Dejinha de Monteiro.

Criada em agosto de 2006, a Orquestra Safônica desde então vem realizando apresentações e proporcionando ao público a exaltação das diversas expressões da música nordestina, em eventos e festividades locais da região, ao som de muito forró pé-de-serra e musicais regionais. De acordo com o maestro Adilson Bezerra, o objetivo da Orquestra é promover a cultura popular através da musicalidade, reconhecendo e refletindo, a história da cultural local, e assim, inter-relacionando a diversidade cultural.

Projeto Sanfonas do Cariri – a referida orquestra vem realizando apresentações em eventos e festividades locais da região, para lançar o CD ‘Sanfonas do Cariri’, patrocinado pelo Programa BNB de Cultura, onde os sanfoneiros difundiram as raízes culturais do autentico forró pé de serra.

Para Adilson Bezerra, “este trabalho simboliza a materialização de um sonho, uma conquista da cultura. Diante da resposta positiva dos públicos das apresentações realizadas o ano passado e este ano nas cidades de Sumé, Amparo, Campina Grande e João Pessoa, além da participação da Orquestra no Projeto ‘Acordes do Cariri’. Ele diz que “é notório o desenvolvimento profissional e técnico da orquestra sanfônica, o essencial para perpetuação desta manifestação cultural tão significativa para região do cariri paraibano popular”

O diretor da Estação Cabo Branco, Fernando Abath, ressaltou a relevância do trabalho realizado pela Orquestra Sanfônica do Cariri para a cultura paraibana, e da alegria da Casa em recebê-la pela primeira vez e promover esse importante concerto, “pois a Estação Cabo Branco, sendo mais um espaço aberto ao público, vem favorecendo aos músicos, cantores, compositores paraibanos e demais grupos culturais da Paraíba e também nacionais, divulgarem seus trabalhos de forma gratuita”.

SERVIÇO:

CONCERTO: Orquestra Safônica do Cariri
Dia: domingo (28)
Hora: 17h30
Local: Auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, localizada à Avenida João Cirillo Silva, s/n, Altiplano Cabo Branco.
A entrada é aberta ao público.
Fone: 3214.8303/8270/Email: ecbartes@joaopessoa.pb.gov.br
Contato: Rafael Ferreira- Fone: 9904-7202/rafael_criativo@hotmail.com