Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa homenageia compositor Clóvis Pereira

Por Monica Melo - em 904

Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) – Estação Cabo Branco – foto RafaelPassos

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa apresenta nesta sexta-feira (30) seu V Concerto Oficial da Temporada 2017. A apresentação acontece no Auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna, às 19h.  No repertório, constarão alguns dos mais representativos autores brasileiros e franceses, além de uma homenagem ao compositor pernambucano Clóvis Pereira.

“Temos a honra de mais uma vez homenagear Clóvis Pereira este ano por meio da nossa programação, consolidando a parceria encetada desde a criação da Orquestra Municipal de João Pessoa”, declarou o maestro Laércio Sinhorelli Diniz.

No programa consta a “Festa Junina n. 1”, obra que retrata uma das festas mais importantes e simbólicas do Nordeste, baseada em um conhecido tema de Luiz Gonzaga, “Olha pro céu”. Na sequência, o Spalla (primeiro violino) da Orquestra, Clovis Pereira Filho, será o solista do Concertino para Violino e Orquestra de Câmara, composto por César Guerra-Peixe entre os anos de 1970 e 1972, sob a inspiração do Movimento Armorial, que tinha entre seus objetivos a releitura de diversos padrões melódicos, rítmicos e formais da música folclórica, forjando um repertório para representar a cultura nordestina. Na segunda parte do Programa, a obra “Pavana para uma princesa morta”, de Maurice Ravel, seguida por Petite Suite de Claude Debussy.

Clóvis Pereira Filho nasceu no Recife. Filho do compositor Clóvis Pereira, ele iniciou seus estudos aos 8 anos no Conservatório do Recife com o professor Emílio Sobel. Em 1978, transferiu-se para João Pessoa e passou a ter aulas com o professor Leopoldo Nogueira,  após vencer o concurso de Piracicaba, em 1983, transferiu-se para o Rio de Janeiro para a classe de violino do professor Paulo Bosísio. Em 2014, tornou-se Spalla da Orquestra Sinfônica Municipal da Cidade de João Pessoa, cargo que ocupa junto a Orquestra Sinfônica Brasileira.