Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa se apresenta no Centro Cultural Ariano Suassuna

Por Juneldo Moraes - em 536

Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) – Estação Cabo Branco – foto RafaelPassos

Com obras de cinco compositores, um brasileiro e quatro europeus, a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) realiza, neste sábado (15), às 18h, o VII Concerto Oficial da Temporada 2018 no Auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna. A apresentação começa às 18h e a entrada é gratuita.

No concerto deste sábado, a OSMJP será regida pelo maestro Laércio Diniz, seu regente titular, e terá a participação especial da soprano paraibana Giovanna Maropo. A apresentação é uma parceria da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) com o Tribunal de Contas (TCE-PB), por meio do Centro Cultural.

O programa será aberto com “E o sol surgiu como se saísse do mar!” e “Lembranças de minha mocidade nas praias entre Pernambuco e Paraíba”, do compositor pernambucano Beetholven Cunha (1978), que tem suas obras interpretadas em todo o Brasil e em países como Itália, Cazaquistão, Suíça, Polônia, Alemanha, Estados Unidos.

Em seguida, a OSMJP vai executar as árias ‘Rejoice Greatly’, de “O Messias”, de Georg Friedrich Händel (1685-1759), ‘Les Oiseauxs dans la Charmille’, da ópera “Os contos de Hoffman”, de Jacques Offenbach (1819-1880) e ‘Je Veux Vivre’, da ópera “Romeu e Julieta”, de Charles Gounod (1818-1893), com participação de Giovanna Maropo.

Para finalizar, a Sinfônica Municipal vai executar a “Sinfonia em Dó Maior, WWV 29”, de Richard Wagner (1813-1883), um dos mais importantes compositores eruditos. Nesta sinfonia, escrita em 1932, quando Wagner tinha 19 anos, há uma forte influência da obra de Beethoven (1770-1827).

O regente – Maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) e da Orquestra Filarmônica do Brasil (Fibra), Laércio Sinhorelli Diniz estudou violino na Escola Superior de Música de Colônia (Alemanha). No Brasil teve como mestres de regência Roberto Tibiriçá e Isaak Karabchewsky. Gravou com a New Netherlands Orchestra, com a orquestra Alemã “Das Freie Orchestra Berlin” e com a “Lithuanian National Symphony Orchestra (LNSO)”. É diretor artístico do Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa.

A solista – Giovanna Maropo estudou de teoria, canto e piano na Escola de Música Anthenor Navarro, na qual hoje atua como professora de canto. Em 2012 ingressou no Coral Gazzi de Sá, da UFPB, no qual é preparadora vocal. É concluinte do bacharelado em Canto Lírico pela UFPB. Participou de diversos festivais e foi solista convidada do evento Uruguay for Export 2018. Desempenhou trabalhos como solista em vários grupos e orquestras. Integra o Grupo Camena e da Orquestra de Violões da Paraíba.

Serviço

VII Concerto Oficial da Temporada 2018

Local: Centro Cultural Ariano Suassuna (R. Prof. Geraldo Von Sohsten, 147 – Jaguaribe, anexo ao TCE)

Data: Sábado (15)

Hora: 18h

Classificação: Livre

Entrada gratuita