Orquestra Unha de Gato faz show na Estação Cabo Branco

Por - em 34

O projeto Sexta com Choro vai ter a Orquestra Nordestina Unha de Gato como atração, nesta sexta-feira (27), a partir das 17h30, no Terraço Panorâmico da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. Este mês, o Sexta com Choro está inserido nas atividades do projeto “No Calor da Estação”, com entrada aberta ao público.

Nesta apresentação, a orquestra traz um repertório voltado para o chorinho e músicas autorais, a exemplo de Unha de Gato, A Canção, Mito Nordestino: Ariano, Clarinete de 8 baixos, Clã Brasil, A Donzela e a Lua, Xerém e Brisa, e Tuíra.

A Orquestra Nordestina Unha de Gato surgiu no ano de 2009, em João Pessoa, tendo como precursor o músico Bebé de Natércio. O grupo tem como foco a música nordestina instrumental na sua concepção erudita, tem influência da música armorial e como pai ancestral a música da Península Ibéria, no seu viés Mouro.

“Ela nasceu de uma vontade imensa de tocarmos eruditamente as melodias singelas do povo, do Nordeste. Evocamos sempre e quase sempre os aboios do sertão, as cantigas que são coletivas como as cirandas, as quebradas maliciosas das umbigadas dos cocos, a disposição dialogal dos metais com as palhetas nos frevos da zona da mata, um maracatu entregando as batidas rurais a uma valsa barroca”, explicou Bruno Noronha, um dos integrantes.

O músico disse ainda que, para essa missão, os instrumentos ditos eruditos convivem com os ditos populares, sem a menor cerimônia. “Cada músico que já fez, faz, ou fará parte dessa seita, sabe e tem muito prazer em ser um caboclo de alma grande com um distintivo no peito: orgulhosamente membro de um grupo que faz música genuinamente nossa, com qualidade e alegria das nossas raízes e com o coração para o mundo”, observou.

O grupo é formado por Valquer Costa (tuba), Thallyana Barbosa (flauta), Mariana Duarte (flauta), Léa Rodrigues (oboé), Danielly Dantas (clarinete), Edvaldo Alves (clarinete), Polyana Barbosa (violoncelo), Uirá Garcia (violão), Gabriel Moraes (viola 12 cordas), Bruno Noronha (percussão) e Raoni Barbosa (percussão).

SERVIÇO:

Sexta com Choro

Atração: Orquestra Unha de Gato

Local: Terraço Panorâmico da Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Artes

Dia: Sexta-feira (27)

Hora: 17h30

Fone: 3214.8270 – 3214.8303

CONTATO PARA IMPRENSA

Raony – 8887.9635

Nonato – 8754.7770

Rivaldo Dias – Chefe do Setor de Eventos

Fone: 8812.3999

E-mail: estação.eventos@joaopessoa.pb.gov.br