Orquestra Villa Lobos faz concerto didático na Estação Cabo Branco

Por - em 70

A Orquestra Villa Lobos de Porto Alegre fará concerto didático para os alunos do Programa de Erradicação Infantil (PETI) de João Pessoa e para os estudantes do Lar Fabiano de Cristo nesta quinta-feira (19), a partir das 15h30, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.

A Orquestra apresentará o mesmo espetáculo “Relicário” que foi apresentado no último domingo (15), um sucesso de público na casa. “Vamos fazer uma surpresa que irá envolver o público em uma grande interação musical”, comentou a maestrina Cecília Silveira.

Nesta apresentação eles trazem algumas relíquias musicais da nossa cultura, religiosidade e da vida dos integrantes, reunindo assim composições de Villa Lobos, Vivaldi, Ivan Lins, Milton Nascimento, Lennon e McCartney, Gilberto Gil, Roberto e Erasmo Carlos, Waldir Azevedo, Ary Barroso, Pixinguinha e outros de forma didática e divertida.

A Orquestra – A Orquestra é resultado de um trabalho artístico desenvolvido desde 1991, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos de Porto Alegre, em convênio com o Instituto Cultural São Francisco de Assis, e tem o objetivo de proporcionar as crianças e jovens das comunidades à inclusão social por meio da música. Com um trabalho bastante consolidado no município a Orquestra atende mais de 800 pessoas da comunidade de Lomba do Pinheiro, bairro da periferia de Porto Alegre.

O grupo é formado por 42 integrantes, em naipes de flauta doce, cordas (violino e violoncelo), base harmônica (violão, teclado, baixo e cavaquinho) e percussão, sendo acompanhado pelo grupo vocal do projeto. Com dois CD´s gravados e várias premiações a orquestra possui uma intensa agenda artística no município de Porto Alegre e cidades do interior, além de apresentações realizadas em Florianópolis, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Argentina.

A Orquestra já fez mais de 850 apresentações para público superior a 220 mil pessoas. No currículo constam ainda premiações importantes como Prêmio Artístico Lupicínio Rodrigues, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o troféu de Defesa de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul pela Unesco/Assembleia Legislativa/Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, o Prêmio Líderes & Vencedores2009 concedida pela Federasul e Assembleia Legislativa do RGS como Destaque Comunitário e as certificações pelo Ministério da Cultura, com o selo Prêmio Cultura Viva, pelo Prêmio Itaú Unicef 2011 como iniciativa reconhecida pelo seu caráter inovador e impactante na vida da comunidade.

A regente e coordenadora é a professora Cecília Rheingantz Silveira, idealizadora do projeto, que entre outros prêmios, recebeu em 2010, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a Medalha do Mérito Farroupilha por sua atuação frente à Orquestra.

Serviço:

Orquestra Villa Lobos de Porto Alegre

Quinta-feira (19)

Hora: 15h30

Local: Auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes – Altiplano.

Concerto Didático

Fones: 3214.8270 – 3214.8303.

Contato para a imprensa:

Carla Santos (musiviver@hotmail.com)

Fone: (83) 8820-0875 (contato local)

Cecília Silveira (orquestravillalobos@terra.com.br)

Fone: (51) 9954-8897

Setor de Programas e Atividades – Estação Cabo Branco, Ciência Cultura, e Artes.

Rivaldo Dias – chefe do Setor de Eventos

Fone: 8812.3999

E-mail: estação.eventos@joaopessoa.pb.gov.br